10 doces para consumir durante a dieta sem engordar!
Dica: Yahoo
É verdade que os carboidratos (os temidos açúcares presentes nos chocolates e doces que tanto amamos) podem ser o grande pesadelo da dieta. Mas será mesmo que para emagrecer a gente tem que se sacrificar e fechar a boca para todo e qualquer docinho?
"Os carboidratos de alto índice glicêmico, como açúcares, doces e cereais refinados, mostram-se como um dos maiores inimigos da dieta, quando ingeridos de forma indiscriminada", afirma a nutricionista Alessandra Furlan Comin, que trabalha no iPGS. "O consumo sem orientação pode acarretar em picos de hiperglicemia (açúcar no sangue), promovendo o aumento da deposição de gordura corporal, desenvolvimento de acne, flacidez dérmica e muscular e envelhecimento cutâneo, além de ser um fator de risco para doenças cardiovasculares", explica.
Mas não se desespere. Se consumidos nos horários certos e com moderação, os doces não precisam ser excluídos totalmente da dieta. "O melhor momento para o consumo de uma pequena porção de doce é imediatamente após a realização de exercícios físicos, visto que o carboidrato proveniente será utilizado para a reposição das reservas de glicose dos músculos e do fígado, não interferindo na deposição de gordura corporal."
Alessandra acrescenta que o consumo, em pequena quantidade, de uma sobremesa logo após o almoço também é indicado para quem é louca por um docinho. "Isso evita os picos de glicemia, que são os inimigos da saúde como um todo. É importante não ingerir doces em jejum e no período da noite."
Para nos ajudar na árdua da tarefa de conseguir emagrecer sem ficar louca na TPM, Alessandra propõe uma lista de 10 doces que podem fazer parte da dieta de quem quer perder peso.
Bombom 70% cacau
A inclusão de um bombom pequeno de chocolate com 70% de cacau (ou mais) na dieta pode ser uma opção muito saudável. O cacau, que é a fruta que dá origem ao chocolate, encontra-se no topo da lista de índice ORAC, que demonstra a capacidade antioxidante dos alimentos. Este fruto apresenta, ainda, atuação na prevenção de doenças cardiovasculares, com propriedades fotoprotetoras, hidratantes e antidepressivas.
Picolé de frutas vermelhas e chia
As sementes de chia são ricas em fibras, proteínas e ômega 3. Aumentam a saciedade e são aliadas no emagrecimento, dentre outros inúmeros benefícios à saúde. Podem ser adicionadas em shakes, vitaminas, iogurte, saladas de frutas e sucos, assim como no enriquecimento de massas de pães e bolos. As frutas vermelhas são ricas em vitaminas, minerais e fibras, assim como em antocianina, flavonóide com alto poder antioxidante e ação anti-aging.
Creme de papaia
O mamão papaia é fonte de fibras, vitamina A e C, além de vitaminas do complexo B e fósforo. Auxilia no bom funcionamento intestinal, assim como no fortalecimento do sistema imunológico e da saúde da pele. Os laticínios são alimentos ricos em proteínas de alto valor biológico e cálcio, essenciais à formação de tecidos, enzimas e manutenção da massa muscular, assim como da saúde óssea.
Frutas geladas no palito cobertas por chocolate 70% cacau
As frutas sortidas são ricas em fibras, apresentando um mix de vitaminas e minerais. O chocolate 70% cacau apresenta potente ação antioxidante, auxiliando ainda na fotoproteção e hidratação da pele, assim como no controle do apetite e compulsão por doces. As nozes possuem minerais como ferro, zinco, potássio e vitamina E, além de fibras e gorduras vegetais, apresentando importantes propriedades nutricionais, sacietógenas, antioxidantes e antiinflamatórias.
Frozen iogurte com calda de frutas vermelhas
Esta receita é composta basicamente por iogurte desnatado, que em combinação com as frutas vermelhas, resulta em uma sobremesa pobre em gorduras e calorias, rica em proteínas de alto valor biológico, cálcio, fibras e antioxidantes.
Gelatina diet com morangos
Uma taça de gelatina diet apresenta-se como uma boa opção de sobremesa para quem se preocupa com a balança e a saúde. Ela é composta basicamente de aminoácidos, que são as unidades formadoras de proteínas no organismo, fornecendo ainda a matéria-prima para formação de colágeno, fibra que dá sustentação à pele. Esta sobremesa ainda pode ser enriquecida com uma fruta cortada em lâminas, como o morango, a fim de acrescentar fibras, vitaminas e minerais à porção.
Salada de frutas com frozen iogurte
Sobremesa prática e saborosa, as frutas conferem alto valor nutritivo, agregando fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, combinadas ao frozen, fonte de cálcio e proteínas.
Gelatina com iogurte
Esta receita de baixo valor calórico possui todas as propriedades já descritas provenientes da gelatina, com adição de proteínas de alto valor biológico e cálcio, encontradas no iogurte, e ainda, um toque de frutas.
Mousse de maracujá light
O mousse de maracujá apresenta-se como uma sobremesa de baixas calorias, fonte de proteínas de alto valor biológico e vitamina C.
Voltar