Pedida para os dias frios: ar condicionado!
Dica:
Arquitetura & Decoração
Pedida para os dias frios: ar condicionado!
Nos meses frios, poucos são aqueles que se lembram dele. Porém, basta esquentar um pouco, que lá estão todos a clamar por seus serviços. Esse importante objeto é o ar condicionado, responsável por manter os ambientes agradavelmente refrigerados. Afinal, quem não esquenta a cabeça quando, ao ligar esse aparelho, descobre que ele não funciona ou apresenta defeito? Certamente a causa é o tal esquecimento.
Para que este e outros problemas não ocorram, é fundamental fazer manutenções preventivas periódicas, como orienta Luiz Evanael Gomes de Almeida, representante técnico da Legal Refrigeração, empresa especializada há 23 anos em assistência técnica e comercialização de aparelhos de ar condicionado. "A limpeza interna, por exemplo, é essencial para manter os ambientes livres das bactérias prejudiciais à saúde. O bom funcionamento dos componentes também evita o alto consumo de energia elétrica e reduz a possibilidade de quebras", explica Evanael, que ainda adverte: "As manutenções preventivas e corretivas devem ser feitas apenas por profissionais habilitados e com formação técnica na área".
O especialista em refrigeração alerta também que a manutenção deve ocorrer com freqüência em todos os tipos de aparelhos, sejam eles domésticos ou destinados a atender grandes áreas públicas, como shoppings, estabelecimentos comerciais e empresas. "A manutenção verifica todos os componentes internos, a lubrificação e rolamentos, entre outros itens. É fundamental que cada ação ainda esteja de acordo com o manual do fabricante dos equipamentos e siga atentamente as normas técnicas e legais em vigor", esclareceu Evanael.
Os meses de frio, na avaliação do diretor da Legal Refrigeração, são ideais para a aquisição de equipamentos de ar condicionado. "Com a chegada do calor, muitos produtos tem acréscimo de até 25% nos preços. Além disso, as instalações são feitas com muito mais rapidez". Porém, o especialista lembra que não basta apenas decidir pela compra de um aparelho de climatização. É indispensável buscar empresas que ofereçam a melhor solução para cada ambiente.
Evanael informa que há no mercado muita gente que alega ser especialista, mas, na verdade, age de má fé. "É prioritário que o consumidor procure quem oferece conhecimento técnico, tradição, seriedade e honestidade", alerta o especialista, que revela qual é o principal papel que deve ser desempenhado por aqueles que atuam com climatização de ambientes: "A função do profissional da área é orientar corretamente o consumidor. Na Legal Refrigeração, por exemplo, temos técnicos formados pelo Senai, que fizeram estágio nas principais fábricas do país. Além disso, há o acompanhamento de engenheiros mecânicos com notória especialização em climatização de ar e de especialistas gabaritados em projetos de instalação".
Credito: Revista Roteiro de Ouro
Voltar