Canal da Mulher - Dicas de beleza, Notícias sobre moda, Data de eventos... e tudo mais para o Universo Feminino!Aqui a estrela é você!
Canais Especiais Canais da Mulher Canais EmpresasVALE

Receba nossa newsletter

Nome:
e-mail:

As consequências do rancor

Dica: Area H


Ninguém consegue lidar com a rejeição como se ela fosse algo natural e que aconteça com todo mundo, embora assim seja. Fato é, quando as coisas saem do nosso controle e não acontecem conforme nossa vontade, o rancor, o ódio e as mágoas dominam nossos pensamentos. Não bastasse o baixo astral, esses sentimentos negativos se refletem no corpo e na mente de maneira biológica. Comece a se aprimorar e aprenda a abstrair o que você não tem controle. Se isso não for possível, veja o que vai acontecer:

Envelhecimento precoce
A raiva e o estresse aumentam a quantidade do hormônio cortisol. Pesquisadores da Universidade da Califórnia concluíram que o aumento do cortisol provoca o encurtamento dos telômeros, fragmentos do DNA responsáveis por transportar os códigos genéticos nos núcleos celulares, além da replicação celular que ocorre no organismo. Quando essa replicação diminui, o corpo envelhece mais rápido. O estresse recorrente eleva o nível de cortisol na corrente sanguínea por tempo prologando e isso resulta na queda do sistema imunológico.

Doenças cardíacas
A raiva faz com que o corpo fique preparado para a luta. Com isso o açúcar do sangue vai para os músculos para proporcionar energia e a respiração, a frequência cardíaca e a pressão arterial sobem. A consequência disso ao longo do tempo pode ser um AVC fatal.

TEPD
O ressentimento prolongado pode causar o TEPD (Transtorno do estresse pós-traumático). Um dos sintomas é reviver o acontecimento ruim através de pesadelos, lembranças espontâneas e flashbacks. Se não diagnosticado, pode causar variações no humor, ansiedade, aumento de substâncias psicoativas como o alcoolismo e até transtorno de personalidade.

Afeta seu círculo social
Quando você é mal-humorado, as pessoas sentem a energia ruim e algumas podem até se contagiar com ela, principalmente quem está mais próximo como filhos e esposa. Outras vão preferir não estar perto de você e suas relações sociais tendem ir de mal a pior.

O perdão é só para você
Uma pesquisa feita na Universidade Cage Western, nos Estados Unidos, concluiu que as mulheres são ensinadas desde cedo a serem mais compreensivas, enquanto o homem é mais orgulhoso e tem mais dificuldade de perdoar. Dependendo da situação, a pessoa pouco se importa com seu perdão. É preciso lembrar que ele vai ser benéfico principalmente para você e sua saúde. O perdão tem efeito contrário a tudo o que vimos acima. Ele reduz a pressão arterial e o nível de estresse, mantém o coração saudável e estende a vida.

Superação
O perdão pode ser um recurso psicológico para a superação. Mesmo nos casos extremos, como traição, perdoar ajuda a encontrar a paz e seguir em frente.

Inverta os papeis
Esse é o segredo da maioria dos males da humanidade. Aqui funciona com você se colocando no lugar da pessoa que precisa do seu consentimento. Ela pode não querer ficar em uma situação ruim com você, mas isso só depende da sua capacidade de perdoar e se o fizer, ela precisa saber disso.

Seja corajoso e transparente
O problema de guardar rancor é a falta de coragem ou oportunidade para botar tudo pra fora e esclarecer os fatos. É preciso ser sincero e dizer que o que aconteceu te fez mal, mas também é preciso ser forte para escutar uma resposta indesejada. Lembre-se que o foco de fazer isso é apenas para você se libertar da mágoa e conseguir a paz de espírito.

Veja hotsites de Bem Estar

Voltar



Publicidade

Canal da Mulher® - Todos os direitos reservados

EmpresasVALE   |    Sites & Cia