As luminárias Orgânicas de Aalto
Dica: Casa Vogue
A natureza sempre foi a maior fonte de inspiração para o icônico arquiteto e designer Alvar Aalto. Suas criações – tanto os vários edifícios que construiu quanto os objetos que projetou – carregam belas linhas orgânicas que explicitam a forma de pensar do finlandês. Para ele, as formas naturais são as mais funcionais e harmônicas, constituindo praticamente uma criação artística perfeita. Sabendo disso, não é de se estranhar que a sutileza da luz natural nórdica o tenha inspirado a criar várias luminárias de formas arredondadas, que acabam de ganhar uma mostra exclusivamente dedicada a elas.
A exposição Lightings, que acontece no Grand-Hornu Images, na Bélgica, é divida em duas partes. Na primeira, vários pendentes compilados de coleções particulares se dependuram sobre um espelho d’água. Ao atravessar uma passarela, os visitantes podem admirar de perto a preciosidade das criações de Aalto, enquanto os reflexos que a cenografia propicia fazem uma silenciosa alusão à influencia da natureza em seu trabalho.
Já a segunda parte toma um rumo mais prático. Vários arquivos, croquis e documentos explicam minuciosamente o processo de criação das luminárias, a forma como elas funcionam e a relação que elas têm com a arquitetura. No fim do percurso, somente a palavra holandesa gesamtkunstwerken, que significa "obra de arte em sua totalidade", pode descrever a sensação que permanece no espectador.
Voltar