Casamento na Praia!!
Dica: Casando sem Grana
Começo de ano novo, novos sonhos, novas expectativas e novas ideias também. Dia desses – no ano passado vi uns pedidos de noivas e até noivos nos comentários do Facebook do CSG, onde pediam um post sobre
Casamento na Praia. E como boa nordestina, morando numa cidade rodeada de praias lindíssimas como é Maceió, resolvi escrever sobre esse tema que encanta não apenas noivos, mas também os convidados.
Antes de mais nada, tem que se ter em mente que um casamento na praia pode ser tão fascinante quanto arriscado. Vou explicar o por quê…
Nada mais fascinante que um cenário natural, areia branca e céu azul. E nada mais arriscado que um casamento totalmente ao ar livre. Há quem se garanta contra a mudança brusca de tempo, alugando grandes tendas para colocar na areia, ou ainda alugando o pátio de um hotel ou pousada. Mas esta última opção é sempre a mais cara! Hotéis cobram um absurdo! Não sei se isso te consola gata, mas, nunca ouvi falar num casamento na praia onde a chuva desse o ar da desgraça…
Outro fator é o horário que você decide marcar para a cerimônia. Pela manhã, apesar da brisa, pode fazer um calor típico de praia. Por isso, muitos casais preferem um fim de tarde com direito a pôr-do-sol nas fotos, ou à noite, lembrando um belo luau, com direito a tochas na areia.
Quanto aos custos, não vão muito além do que qualquer outro tipo de casamento. Pode até ter uma economia maior, pois não se paga nada para casar na areia da praia, mas recomenda-se procurar saber detalhes sobre licenças ou proibições da prefeitura de sua cidade, para não haver problemas.
Para praias mais afastadas, vale a recomendação de uma noiva leitora nossa, que contou ter alugado duas vans para transportar seus convidados e que todos amaram tanta atenção.
O convite pode ser temático ou ainda feito em garrafinhas com pergaminho dentro. Tão romântico!
Os vestidos são mais fluidos e com menos detalhes, o que não diminui sua elegância. Assistindo ao programa “O Vestido Ideal”, no Discovery H&H, os consultores da Kleinfield, maior loja de noivas de NY, recomendavam chiffon, seda e organza para este tipo de casamento. Mas gosto não se discute, e o da noiva muito menos!!
As lembrancinhas: sandálias personalizadas, garrafinhas de água mineral ou aromatizada pra matar a sede, velinhas em conchas, ou barquinhos com os nomes dos noivos e a data – que você pode encontrar à venda em qualquer feira de artesanato da sua região. As velinhas em conchas ou garrafinhas de água são de longe, as opções mais econômicas, porque você mesma pode fazer.
Os centros de mesa são um charme à parte. Vasos ou garrafinhas com areia da praia – olha a economia, pessoal – conchas e velinhas. Você não vai gastar quase nada. Só o tempo de ir à praia pegar esses elementos lindos que a mãe natureza deixa de presente na areia. Mas caso você e seu noivo tenham um estilo mais descontraído, podem substituir as mesas e cadeiras por esteirinhas de palha ou tecidos no chão, onde todos podem relaxar sentados, enquanto comem e conversam.
Tratando-se do cardápio, lembre-se que é um ambiente natural, que dependendo do horário, pode ser muito quente. Portanto, frutas, sucos naturais, águas aromatizadas, sorvetes e frutos do mar são uma boa dica para uma montagem leve e saborosa.
Por último, flores na decoração. Se você não abre mão delas, pergunte ao florista quais os tipos mais resistentes, pois o calor e o sol forte podem murchá-las muito rápido. Caso não queira arriscar, prefira ervas como manjericão, alecrim, trigo e arruda. Duram muito mais e são super cheirosas.
Enfim, essas foram as dicas de hoje, que espero sinceramente que tenham ajudado. Um casamento na praia pode ser além de lindo, muito econômico pois a maioria dos elementos da decoração estão gratuitamente lá no próprio local. E o melhor, você pode preparar muita coisa com antecedência, pois areia e conchinhas duram uma eternidade. Bjs de tapioca na beira da praia!!!!
Voltar