Chocolate pode fazer bem à beleza
Dica: Delas
Visto como vilão, chocolate tem propriedades que fazem bem à beleza da pele e cabelo. Saiba como aproveitar os benefícios do alimento, e veja presentes de Páscoa que fogem do óbvio!
Responsável por quilos extras e espinhas indesejadas, o chocolate sempre foi visto como vilão das dietas e da pele bonita. De fato, por ser um alimento gorduroso, calórico e, muitas vezes, cheio de açúcar, deliciar-se com muito chocolate pode resultar em catástrofes quando o assunto é estética. Mas, com sabedoria, é possível transformar esse vilão em um aliado da beleza.
Para começar, é preciso escolher o chocolate certo. Quanto mais cacau o chocolate tiver, melhor. Isso porque as melhores qualidades do chocolate vêm dessa fruta. "O cacau tem flavonoides, que são antioxidantes", explica a dermatologista Valéria Marcondes. "Os antioxidantes inibem a morte celular, por isso têm ação antienvelhecimento, anti-inflamatória, colaboram no viço da pele", completa Valéria, que é diretora científica da Sociedade Brasileira de Medicina Estética.
Então fuja do chocolate ao leite e do chocolate branco, que são ricos em açúcar e gordura. Valéria alerta que no mais recente encontro da Academia Americana de Dermatologia, em março, foi discutida a responsabilidade do açúcar no envelhecimento da pele. "O açúcar se combina com proteínas do colágeno, aumentando o envelhecimento celular", explica Valéria. Por isso hoje encontra-se produtos antienvelhecimento que tem efeito antiglicação, mas o mais prudente é diminuir o consumo de açúcar.
Além dos antioxidantes, o chocolate rico em cacau (com mais de 60% da fruta) também tem nutrientes importantes para a beleza da pele, unhas e cabelos, como as vitaminas A, do complexo B e D, ferro e cálcio.
Outra característica positiva dos chocolates amargos é o triptofano, o aminoácido do prazer, que libera serotonina no organismo. "É por isso que depois de comer chocolate temos uma sensação de bem-estar", explica a dermatologista Carolina Marçon. E sentir-se bem é fundamental para a beleza, certo?
Além de comer chocolate, também dá para aproveitar seus benefícios ao aplicar na pele. Mas calma, nada de passar ovo de Páscoa no rosto. Procure tratamentos, como por exemplo a máscara de chocolate sugerida pela dermatologista Renata Roxo: "a máscara tem ingredientes como manteiga de cacau e polifenóis de cacau, com efeito hidratante, emoliente, antioxidante e calmante".
Para aproveitar a Páscoa de olho na beleza, selecionamos alguns produtos com cacau e chocolate na fórmula, ou que têm a cor dessas delícias.
Voltar