Como Fazer os Filhos Comerem Melhor!
Dica: Vila Mulher
Com tantas guloseimas disponíveis nas gôndolas dos supermercados como dizer para a criança que determinados tipos de alimento não são saudáveis para ela? Todos os dias, na hora de montar a lancheira, os pais têm a missão de garantir a saúde dos
filhos.
Quem "mata um leão por dia" para fazer o filho
comer melhor é a jornalista Rita Lisauskas, mãe de Samuel, de três anos. Todos os dias ela publica uma foto com a hashtag lancheira do samuca nas redes sociais, para mostrar que essa prática não é nada fácil.
Em entrevista ao site da revista "Caras" a jornalista, que já mantinha hábitos saudáveis antes de Samuel nascer, diz que encontrar bons alimentos no supermercado é um desafio. "Há corredores e mais corredores de porcarias, e poucas coisas se enquadram na nossa filosofia. Criança enjoa fácil das novidades, então, a luta é inglória", desabafa.
A nutricionista infantil Karine Durães comenta que para a criança comer bem é preciso que a família já tenha essa cultura. Afinal de contas, educação nutricional e alimentar também é responsabilidade dos pais. "Primeiramente, a criança aprende via exemplo. Depois disso, os pais devem impor limites com carinho em relação ao que os filhos consomem", explica.
Os pais que possuem uma alimentação desregrada até podem convencer o filho a comer de maneira saudável, mas somente até o período que compreende a amamentação e as papinhas. "Logo que a criança passa a entender a dinâmica familiar, é muito importante que os familiares também se esforcem para ter uma alimentação saudável. Senão ela irá questionar os motivos pelos quais deve comer assim e os pais não", avalia Karine.
Além do desafio de apresentar bons hábitos, os pais precisam fazer com que a criança se senta convencida a praticá-los. Por isso, nessa hora toda a criatividade possível deve ser utilizada para inserir os filhos no vasto mundo da alimentação.
A nutricionista dá as dicas: "São válidos livros ou brinquedos que abordem o assunto, montar refeições com capricho e decoração infantil, mostrar para a criança de onde vem aquele alimento, fazer compras com ela e, principalmente, levá-la para a cozinha desde muito nova. Tudo isso a aproximará desse universo saudável. O que é conhecido para a criança, é muito melhor aceito", revela.
Voltar