De makes a cremes, cosméticos vencidos causam alergias na pele
Dica: TERRA
Sempre preocupadas com a boa aparência, que tanto melhora a autoestima, as mulheres não abrem mão do uso dos cosméticos. Porém, muitas vezes por falta de tempo ou de informação, elas se esquecem de verificar a validade de cremes, loções e maquiagens, o que representa um grande perigo à saúde e beleza da pele. Isso porque as fórmulas, com o tempo, perdem o efeito devido à oxidação de seus ativos, o que pode causar dermatites de contato.
Uma pesquisa recente, feita na Inglaterra, revelou que 78% das mulheres não sabiam que produtos de beleza têm uma data máxima para ser utilizado. O estudo ainda indicou que mesmo aquelas que são conscientes do período, ainda usam os itens vencidos, por não querer desperdiçá-lo. Na lista dos dez mais consumidos fora do prazo, estão: rímel, sombra, batom, hidratante, loção para o corpo, autobronzeador, creme para o rosto, base, delineador e blush.
“Produtos como maquiagem tendem a ter proliferação bacteriana mesmo dentro do prazo de validade, ou seja, devem ser trocados com frequência”, alerta Jomara Estefaneli, médica responsável pelo Instituto da Pelle, unidade Madureira, no Rio de Janeiro. Mas não são apenas os produtos vencidos que causam as terríveis irritações no tecido cutâneo. Acessórios de aplicação como pincéis, esponjas e espátulas, sem a higiene adequada, também colaboram para o agravamento do quadro.
Checar a data de fabricação sempre
Para evitar alergias e demais problemas na pele, a dica é sempre consultar o prazo de validade de um cosmético, no rótulo da embalagem, antes de comprá-lo. “É justamente o fato de as pessoas não terem o hábito de observar essa data que faz com que a pele fique mais propensa a irritações”, afirma Jomara.
Maquiagens, cremes hidratantes, loções corporais, géis, autobronzeadores e até mesmo esmaltes necessitam de uma breve análise do rótulo. “Normalmente, os cosméticos têm prazo de uso na embalagem, entretanto alguns vêm com essa informação apenas na caixa, que acabamos jogando fora. Por isso, é importante ver a data de fabricação antes de comprar o produto”, avalia a especialista.
Voltar