Canal da Mulher - Dicas de beleza, Notícias sobre moda, Data de eventos... e tudo mais para o Universo Feminino!Aqui a estrela é você!
Canais Especiais Canais da Mulher Canais EmpresasVALE

Receba nossa newsletter

Nome:
e-mail:

Em pleno século XXI matamos 11 raposas para um casaco?

Dica: Yahoo Mulher


A moda é cíclica, como você bem sabe. Alguns modismos não duram mais que um verão, outros vão e voltam de acordo com os desejos coletivos. Afinal, a moda não é comandada por estilistas, mas pelas ruas: os criadores apresentam suas propostas, mas somos nós que damos o aval e fazemos com que um modismo realmente pegue.

Nas últimas semanas de moda internacionais, onde desfilam as maiores grifes do mundo, uma “tendência” chamou a atenção: as peças feitas com pelo animal foram quase que unanimidade nas passarelas. Símbolo de opulência e status, os casacos se consagraram com as grandes divas do cinema e viveram seu auge até a década de 60. Entre os anos 70 e 80 começaram a surgir grupos de contestadores e ambientalistas, como o Greenpeace, veiculando anúncios com imagens e frases fortes a fim de ofuscar o glamour das peles o que foi feito de fato.

Por um bom tempo as peles verdadeiras foram vistas como decadentes. Top models estrelaram um famoso anúncio na década de 90 que dizia “prefiro andar nua do que usar peles”, da ONG de proteção animal PETA. Entre os anos 80 e 90 estima-se que 90% das lojas que vendiam peles fecharam suas portas. Confesso que após a “onda verde” que tomou conta do mundo no início do milênio não imaginava ver as peles verdadeiras retornarem nesta década, cada vez com menos alarde.

Assim como apenas duas das supermodels que declararam preferir andar nuas a usar pele mantiveram-se fieis a essa convicção, Elle Macpherson e Christy Turlington, parece que voltamos atrás. Em viagem recente, assustada com a quantidade de pele verdadeira nas vitrines, entrei em várias grifes para perguntar quem estava comprando aquelas peças. Durante minha pequena pesquisa de campo entendi que a pele animal, símbolo do que é caro e raro, voltara a cena para denotar a riqueza dos novos emergentes.

A moda reflete seu tempo. E nosso tempo, povoado de selfies e redes sociais, se tornou mais que propício à ostentação. Hoje a tecnologia têxtil produz pele sintética similar a verdadeira com benefícios. Mas, infelizmente, nossa sociedade desenterrou peças feitas com cerca de 11 raposas; 100 chincilas e 12 linces número de animais estimados para cada casaco. Em nome de um falso glamour, as passarelas voltaram ao tempo das cavernas.

Veja hotsites de Moda

Voltar



Publicidade

Canal da Mulher® - Todos os direitos reservados

EmpresasVALE   |    Sites & Cia