Maquiagem e roupa precisam combinar?
Dica: Daquidali
Na hora de montar aquela produção arrasadora, uma dúvida comum ainda atormenta muitas mulheres: afinal, a roupa deve ou não ter a mesma cor da maquiagem? Para acabar de vez com esse grande ponto de interrogação, o DaquiDali conversou com especialistas, que te contam como ficar sempre linda e elegante. “Atualmente não precisa se combinar nada, o que não pode é você usar um tom muito destoante da sua roupa no dia a dia. Agora, se você é moderna, ou até um pouco fashionista, tudo vai ficar apropriado e bonito, porque é seu estilo. Depende muito da essência da pessoa”, conta a consultora de moda Maria Zelli.
Apesar do totalmente descombinado não ser o ideal para quem é mais discreta, usar a mesma cor na blusa e na sombra pode deixar o look monótono, e até um pouco caricato. “Fica parecendo falta de criatividade, que você não quer pensar mesmo na sua produção. A maquiagem fica chata, parece até um pouco fantasia”, opina o maquiador Rodrigo Gomez, do Espaço Glecciano Luz.
A dica de Rodrigo e de Maria para quem gosta de ser mais sutil, é optar sempre pelo tom sobre tom, com uma cartela de cores parecida com a da roupa. “A regra é combinar tons que façam uma lembrança da roupa, mas sem ser totalmente literal, assim fica harmonioso. Para acertar, vai um pouco de bom senso. Se você vai usar um vestido verde, procure um jogo de sombras com cores que lembrem a da veste, coloque o conjunto do lado e veja se combina, se elas conversam”, indica Gomez.
Roupas estampadas
As roupas muito estampadas, comuns agora no verão, também costumam deixar uma certa insegurança no ar. No entanto, a regra aqui é a mesma. “Essa estação teremos muita cor, tudo muito estampado e lindo de morrer. Para acertar, escolha uma cor que seja predominante na estampa, que apareça mais, e a use como base para sua cartela”, ensina Maria.
Moderna com sofisticação
Seu estilo é mais moderno? Então use e abuse dos contrastes. “Quando a mulher é ousada é muito legal ter cores contrastantes, principalmente agora que é tudo muito colorido e divertido. Por exemplo, o azul com o amarelo, o verde com o vermelho e por aí vai, seja criativa e não tenha medo de errar, porque se você gostou as outras pessoas também vão gostar”, diz Gomez.
Curingas da maquiagem
Caso se sinta insegura para ir ao trabalho ou um evento diurno mais formal, vá com os grandes curingas do make: o preto e o marrom. “Elas são cores que você usa sempre, e são seguras. O preto mais forte e esfumado fica sempre elegante, principalmente com um iluminador na parte de baixo dos olhos. O marrom é mais sutil, então combina com tudo também, é um jeito de acertar sempre”, fala Maria.
Outra maneira clássica de acertar é optar por combinar a maquiagem com as joias. “É bem bacana combinar com os acessórios. Você pega o tom e joga um pouco no fundo da maquiagem. Se for prateado, use o cinza, para o dourado os tons mais ouro e o bronze os dourados mais rosé. Fica incrível”, aconselha o maquiador.
Lábios criativos
Nessa história toda, a boca é a única que tem carta branca para o que você quiser fazer. Aliás, nela é sempre bacana variar. O que vai realmente definir o tom ideal é o tamanho dos seus lábios. “O batom é mais livre. O único cuidado é o volume: as muito grandes não podem usar cores muito contrastantes e de muito brilho, porque vai aumentar ainda mais e roubar a atenção”, alerta Gomez.
Atenção ao tom de pele
Na hora de se maquiar, você não pode esquecer de analisar seu tom de pele. “Precisamos sempre pensar nisso. Uma moça de pele mais clarinha pode usar tons mais escuros, porque não vai endurecer a expressão. Quem tem a pele escura precisa de mais cuidado, porque às vezes o escuro pesa, enquanto os claros tendem a iluminar mais o rosto”, finaliza a consultora de moda.
Voltar