Os benefícios da hipnose!
Dica: Area H
Motivo de muito ceticismo e desconfiança, a hipnose é vista por muitos como um show de mágica, mas na verdade não é bem assim. Estudos científicos comprovam através do monitoramento do cérebro, que nós podemos ser submetidos à influência da hipnose.
Pesquisas feitas por meio de tomografia computadorizada mostram que o cérebro reage durante as sessões de hipnose, e apesar da aparente sonolência do hipnotizado, os sinais de atividade intensa do cérebro são captados durante as sessões.
No Brasil, as técnicas de hipnose vêm se aperfeiçoando e ganham cada vez mais espaço, especialmente na área da saúde. As técnicas são utilizadas como ferramentas de tratamento de doenças, vícios, problemas psicológicos e até mesmo dores físicas. Os procedimentos são muito utilizados por profissionais como médicos, dentistas e psicólogos como parte dos tratamentos.
Além dos benefícios voltados aos tratamentos de saúde, a hipnose também é utilizada no esporte, no auxílio do aperfeiçoamento pessoal e até mesmo na sedução.
Confira alguns dos benefícios comprovados cientificamente, resultantes de métodos e técnicas hipnóticas:
Sedução e conquista
Com o uso de palavras persuasivas, a hipnose pode ser uma arma da conquista. Ao ouvir determinadas palavras e receber estímulos do hipnotizador, o cérebro pode relaxar e ficar mais sensível, devido à sensação de bem-estar que as técnicas podem proporcionar. Por meio de palavras e expressões corporais, a hipnose pode exercer influência sobre o estado mental da pessoa seduzida.
Redução de peso
Esse método de hipnose é muito utilizado por celebridades. Famosos como Britney Spears e David Beckham comprovam que perderam peso através da hipnose. O criador da técnica, Luis Navarro, afirma que é possível atingir a perda de peso sem o regime de dietas e sem cirurgias. A “mágica” busca trabalhar o subconsciente e o paciente poderia reeducar sua alimentação. Através da hipnose, o indivíduo tem a sensação de que um balão gástrico foi implantado em seu corpo e a sensação de saciedade ocorreria de forma mais rápida. Além disso, as técnicas induzem o indivíduo a se alimentar de forma saudável. Feitos em três sessões, o tratamento custa cerca de 480 euros, aproximadamente R$ 1500.
Atenção e memória
As técnicas de hipnose podem potencializar a capacidade de foco e concentração do cérebro, gerando estímulos que podem auxiliar no aprendizado e na absorção de informações. Essas técnicas são recomendadas para estudantes, pois motivam e desenvolvem maior capacidade de memorização.
Desenvolvimento pessoal
A hipnose também pode ser uma boa ferramenta para melhorar os relacionamentos interpessoais. Com as técnicas, é possível explorar o desenvolvimento pessoal, o que pode resultar em melhorias no círculo familiar, profissional e social. A hipnose estimula as características positivas e busca suprir os pontos deficientes da personalidade, como por exemplo, trabalhar a autoconfiança ou fazer com que o indivíduo supere a sua timidez.
Vícios e maus hábitos
A hipnose pode ser benéfica também no combate aos vícios. O tabagismo, o alcoolismo e as drogas são vícios que podem ser controlados através das técnicas de hipnose. O tratamento vem mostrando resultados satisfatórios para esses casos. Indivíduos com comportamento ansioso em função dos maus hábitos também podem ser tratados através da hipnoterapia, que combate além da ansiedade, o stress e o nervosismo.
Impotência sexual
A impotência sexual masculina é outro problema que incomoda os homens e pode ser resolvido com a hipnose. Homens com disfunção erétil tendem a ter problemas de autoestima, o que poderia ser controlado com as técnicas de hipnose. Com o indivíduo em transe, o tratamento consiste no foco emocional, onde as possíveis causas são descobertas. A partir daí, é possível orientá-lo para que o homem progrida gradativamente com o tratamento.
Dores e desconfortos
Dores lombares e musculares também podem ser tratadas com técnicas de hipnose. O processo inicial é de curto prazo e proporciona o relaxamento muscular e o alívio da dor através da mente. A segunda fase inclui acupuntura e combina técnicas manuais com técnicas de hipnose.
Desempenho esportivo
Utilizada até mesmo no esporte, é possível adquirir o controle da ansiedade e a melhora do desempenho do atleta com as técnicas hipnóticas. Isso ocorre devido à canalização da mente do atleta no seu desempenho, gerando autocontrole e autoconfiança. O aumento da concentração possibilita que o esportista esteja focado.
Voltar