Por quê casar?
Dica: EmpresasVALE
Um casamento feliz é mais importante do que construir uma carreira ou ter filhos, na opinião da maioria dos jovens.
Um levantamento do IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, usando números coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1996, revela que 69% dos jovens brasileiros com idade entre 25 a 35 anos tem um cônjuge.
Desses:
- 31% vivem as chamadas uniões informais, ou seja, não são formalmente casados. Nunca foi tão grande o número de casais vivendo juntos sem passar pelo cartório ou pela igreja, caracterizando uma nova maneira das pessoas se relacionarem.
- 80% dos homens separados se juntam a mulheres solteiras em média nove anos mais jovens que eles.
- 70% dos matrimônios registrados no Brasil terminam em até dez anos.
- Uma mulher com menos de 30 anos e sem filhos volta a se casar três anos depois da separação. Se tiver filhos, esse tempo de espera para um novo casamento pode ser maior, em torno de quatro anos e meio.
A motivação e os requisitos para que o casamento dê certo mudou!
Sinal dos tempos?
Houve épocas onde as juras de amor eterno era a motivação quase exclusiva para nutrir as expectativas de sucesso matrimonial, hoje fala-se em afinidades de personalidade.
"No casamento tradicional e durável, é fundamental que um saiba sim da vida do outro. Não só da vida, mas dos sentimentos, carências, conflitos... Há necessidade de conhecer-se e sentir prazer com esse conhecimento recíproco e mútuo", afirmou o psicanalista Flávio Gikovate, Diretor do Instituto de Psicoterapia de São Paulo, à Revista VEJA, numa entrevista sobre o assunto. Ele fala de sua experiência no atendimento de 7.000 casais em 32 anos de clínica e pode afirmar que
"ninguém consegue passar muito tempo convivendo trinta dias por mês, doze meses por ano, com quem não compartilha dos mesmos interesses, hábitos e valores".
Voltar