Canal da Mulher - Dicas de beleza, Notícias sobre moda, Data de eventos... e tudo mais para o Universo Feminino!Aqui a estrela é você!
Canais Especiais Canais da Mulher Canais EmpresasVALE

Receba nossa newsletter

Nome:
e-mail:

Prepare a casa para o Natal

Dica: Folha de São Paulo


Prepare a casa para o Espírito de Confraternização

No Natal, o espírito de confraternizar e receber família e amigos nem sempre está em harmonia com o espaço que existe na sala. Para acomodar com conforto grupos diferentes de pessoas --como crianças, adolescentes e fumantes--, é preciso dar cara nova aos cômodos da casa, mudando quase tudo de lugar.

Abrir espaços para circulação, planejar bem onde todos irão sentar e caprichar na decoração tornam o ambiente mais aconchegante.

Para ajudar a arrumar a sala, a Folha ouviu arquitetos e designers de interiores, que sugerem começar a organização pela dança das cadeiras.

Na hora de pensar na quantidade de convidados, "o número deles tem de ser igual ao número de assentos que você pode oferecer", explica a arquiteta Ana Rezende Galeotti, professora de design de interiores da Universidade Anhembi Morumbi.

Se a mesa da sala possui seis lugares e, somando sofás, poltronas e banquinhos, você tem mais dez, então sua casa comporta 16 convidados", exemplifica a arquiteta. "É muito chato as pessoas ficarem de pé a noite inteira. Uma hora todo mundo quer sentar", completa. A saída é distribuir pela casa banquetas, cadeiras e pufes. "Sempre de dois em dois, pelo menos, para ficar mais simpático", ensina Galeotti.

Mudanças

O segundo passo é mudar a posição das mesas, uma sugestão que vale tanto para quem tem uma sala grande como para os que têm pouco espaço para receber. Rômulo Russi, professor de design de interiores do Senac-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), sugere deslocar a mesa de centro para a lateral, para servir de apoio de copos ou de mesa de doces.

"Deixe sofás e poltronas arrumados em formato de "U" para agrupar as pessoas", diz Russi. Um aparador encostado no sofá, com petiscos e castiçais, é uma boa solução.

O tapete também sai de cena, para evitar tropeções e deixar o ambiente mais clean. Ana Galeotti sugere que ele vá para um cômodo destinado aos adolescentes. "Para eles não há o menor problema em sentar no chão. Você joga umas almofadas, guarda nos armários os elementos do dia-a-dia e pronto", descreve a professora.

Um cômodo pode ser usado como guarda-móveis: "Tire tudo o que não for essencial aos ambientes para melhorar a circulação", frisa o arquiteto Antonio Ferreira Júnior.

Veja hotsites de Casa & Decoração

Voltar



Publicidade

Canal da Mulher® - Todos os direitos reservados

EmpresasVALE   |    Sites & Cia