Relação aberta, gol na certa!
Dica: ANALU ANDRADE - ARQUITETURA & DESIGN
A relação entre profissional e cliente, para ser feliz, dar "de goleada", desde o período de concepção do projeto arquitetônico até o momento de colocar as flores no vaso, necessita de muita transparência!
De um lado, o cliente deve esclarecer que sua família, por exemplo, faz as refeições numa bandeja sentada no sofá do home theater, e não na tradicional mesa de jantar. Já do outro, o profissional contratado deve executar esse ambiente com base nessa verdade e não na "ideal”.
Teremos home com adaptação para as refeições. Difícil, mas não é impossível! Desafios existem em todas as áreas e esse será só mais um.
Comumente temos casais que preferem dormir em camas separadas e, se isso for dito, balizando-se no item "perfil do cliente" não deve o profissional perder tempo em projetar cama king, queen e etc.
Essas características, hábitos,manias e as demais observações feitas por clientes, chamamos de "perfil da família" -- é o início de tudo.
E, se tivermos na família alguém meio "deprê", é bom que se comente (ou se perceba), pois o profissional deverá se utilizar muitas vezes das cores felizes, energizantes e isso garante um pouco mais de alegria a todos!
Bem, quando a preocupação é com feng shui, contrate alguém que verdadeiramente domine essa arte, para ser presenteado com um projeto de séria preocupação e obter orientação correta.
Caso contrário, só terá como resultante as inserções questionáveis de feng shui e muito, mas muito, mau gosto e isso não deve trazer lá boa sorte...
E, nas conversas claras profissionais, informamos por exemplo de eventuais faltas de luminosidade dos ambientes, já que muitas vezes nos sentimos mal, desanimadas em determinado local pela inadequação da luz!
Sabia que deprime a inexistência de luz natural?!
Abram grandes janelas, generosos panos de vidro, lindas clarabóias para usufruir da luz natural e, se não for possível ter a "divina luz natural", contrate quem entende disso, ou seja, um bom lighting designer!
Cada um estuda, se informa, lê e vivencia aquilo que se propôs a fazer. Logo -- fatalmente -- tentar fazer aquilo que não estudamos vai resultar, no mínimo, em algo mais ou menos!
Deve haver como em qualquer outra negociação, grande abertura entre profissional X cliente. Conversas longas e esclarecedoras sobre budget e sonhos, por exemplo, ajudam muito no sucesso da relação e logicamente no projeto final. Sim, profissionalmente podemos dirigir o projeto para coincidir com o planejamento financeiro destinado à obra, à reforma, à repaginação de qualquer proposta!
Finalizo reafirmando que todos nós seres humanos & profissionais almejamos deixar nosso cliente feliz, satisfeito, isso me parece lógico por vários motivos! Sinto indiscutível ligação com a confiança e transparência na relação profissional X cliente para o resultado ser de fato comemorado, portanto perca todo tempo possível conversando e não reformando, refazendo!
Conversar claramente ainda é o melhor caminho, inclusive na arquitetura!
Voltar