Canal da Mulher - Dicas de beleza, Notícias sobre moda, Data de eventos... e tudo mais para o Universo Feminino!Aqui a estrela é você!
Canais Especiais Canais da Mulher Canais EmpresasVALE

Receba nossa newsletter

Nome:
e-mail:

Sono Excessivo pode ser Doença!

Dica: Zun


O sono excessivo pode ser um dos sintomas de doenças mais sérias, conheça as causas e o que fazer para acabar com o problema.

O sono excessivo pode ser um problema para muitas pessoas. Ao contrário da insônia, que é a dificuldade para dormir, o indivíduo com sono excessivo pode dormir mais do que o normal e apresentar dificuldades em acordar, apresentando períodos de sonolência durante o dia, tendo prejuízos em suas atividades cotidianas, que pode ser tanto no trabalho quanto na escola, apresentando baixo desempenho.
O sono excessivo pode ter muitas causas e também pode ser muito prejudicial à saúde. Uma pessoa com sono excessivo deve procurar orientação médica para descobrir as causas e iniciar um tratamento adequado. Vejamos mais sobre o que pode ser sono excessivo.

Sono excessivo causas

O sono excessivo pode apresentar várias causas, entre elas problemas metabólicos, como o hipotireoidismo que é uma disfunção da glândula tireoide, que passa a diminuir a produção de hormônios e consequentemente torna o metabolismo lento. Um dos vários sintomas apresentados por essa disfunção hormonal pode ser o sono excessivo, que é uma consequência do metabolismo lento.

Outra causa do sono excessivo pode ser a gravidez, esse é um dos primeiros sintomas apresentados por uma gestante. O motivo dessa sonolência pode ser a alteração hormonal que ocorre no organismo de uma mulher grávida, normalmente ocorre por volta do terceiro mês de gestação e a tendência é que esse sintoma melhore com o passar dos meses. O cansaço também pode ser mais uma das causas do sono excessivo, sendo muitas vezes ocasionado pelo excesso de trabalho e a correria da vida moderna.

Sono excessivo pode ser doença?

A narcolepsia pode ser mais uma causa do sono excessivo, porém nesse caso a narcolepsia é uma doença de ordem neurológica caracterizada por episódios de sono em excesso. A anemia também pode ser mais uma doença que causa sono excessivo, esse problema pode ser ocasionado por deficiências nutricionais, causas hemorrágicas e defeitos na hemoglobina. Mais um problema que pode causar o sono excessivo, é a apneia do sono, que pode ser caracterizada pela suspensão da respiração durante o sono, o indivíduo com esse problema não consegue dormir e nem descansar direitoe por consequência passa a ter sono excessivo.
A depressão também pode ser causa do excesso de sono, esse problema é um transtorno psiquiátrico que pode afetar pessoas de todas as idades e pode ser caracterizada pela perda de prazer nas atividades diárias. Uma pessoa depressiva perde a vontade de viver, ela não sente vontade de fazer nenhuma atividade, fica boa parte do tempo dormindo, se tornando um caso extremamente grave e que necessita de ajuda médica.

Sono excessivo como tratar

Para o tratamento do sono excessivo é preciso primeiro identificar as causas, que como vimos podem ser várias, por isso é preciso buscar orientação médica, se histórico do paciente apresentar um excesso de sono a ponto de comprometer suas funções ocupacionais, sociais e emocionais a pessoa pode estar sofrendo de hipersonia e o tratamento será direcionado de acordo com o diagnóstico, como outras doenças podem apresentar hipersonia como sintoma a avaliação médica é indispensável.

Embora o sono seja determinante para uma melhorqualidade de vida muitas pessoas acabam banalizando a hora de dormir o que resulta em uma série de patologias que podem vir a comprometer a saúde, distúrbios relacionados ao sono excessivo trazem grandes complicações como a falta de concentração e a distração, comprometendo nossas atividades diárias, por isso mantenha um padrão adequado de descanso e a qualquer sinal de alteração, procure um médico.

Veja hotsites de Bem Estar

Voltar



Publicidade

Canal da Mulher® - Todos os direitos reservados

EmpresasVALE   |    Sites & Cia