Tubulações de água e esgoto
Dica: Elisete Martins Miranda
Após a colocação dos conduítes do sistema elétrico, instalam-se também as tubulações de água e esgoto. O projeto de hidráulica que são calculados conforme a ABNT, (que deveriam ser comprados) se integra aos projetos de elétrica e estrutural, pois os sistemas deverão interagir positivamente um com o outro, evitando–se cortar uma viga para se passar um tubo por exemplo. Ou prevendo estruturas que permitam a passagem de tubulações.
Na residência de médio padrão, basicamente possuímos tubulação de água fria, água quente, para abastecimento e tubulações do sistema de esgotamento de águas residuais. Para o abastecimento, usamos as distribuições mistas, vindas da rede pública e do armazenamento da caixa d água, que depois podem ser usadas separadamente ou juntas. Isto exige um sistema de tubulações (geralmente de PVC e estão de acordo com a ABNT).
Todo o conjunto de tubulações, abastecerão as áreas molhadas da casa ( cozinha, banheiros, área de serviço...)e sua distribuição deverá ser adequada, para o sucesso da instalação.
Esta etapa de construção é ideal para se passar as tubulações, porque o reboco não foi feito ainda e a distribuição poderá ser feita praticamente sem quebras, eliminando o entulho e economizando material. Caso não haja projeto estrutural, não quebre vigas ou pilares, crie sempre um chanfro nos encontros das paredes e faça uma coluna para a passagem destas tubulações.
Voltar