Embora haja diversos tipos de contraceptivos, é crescente a busca por anticoncepcionais de longa duração, principalmente por mulheres jovens, que não planejam engravidar nos próximos anos ou que não desejam ter filhos, porém não querem se submeter a processos irreversíveis.Segundo o Dr. José Bento, ginecologista e obstetra dos hospitais Albert Einstein e São Luís, a procura por este tipo de contracepção aumentou inclusive entre as mulheres bastante jovens, na faixa dos 18 anos.
“É um movimento interessante, mulheres cada vez mais novas estão procurando contraceptivos de longa duração, não só para prevenir gravidez, mas para minimizar outros problemas”, comenta o especialista.De acordo com o médico, os métodos de longa duração podem ser uma alternativa para aquelas mulheres que se esquecem de tomar a pílula diariamente. Além disso, esse tipo de método traz outros benefícios como diminuir sangramentos menstruais abundantes.
Atualmente, são considerados contraceptivos de longa duração:
Diu de cobre,
Siu hormonal,
Implante subcutâneo.
“O mais importante é sempre conversar com um médico para saber qual o contraceptivo mais indicado para cada mulher”, conclui o Dr. José Bento.
É importante lembrar que os métodos de longa duração não previnem as doenças sexualmente transmissíveis.
Nenhum comentário ainda.