Boa Tarde Ligados!
Mais de 4 mil pessoas participaram da caminhada “Pense Rosa” contra o câncer de mama, realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Prefeitura de São José dos Campos no domingo (7). O objetivo foi de alertar as mulheres da cidade para a importância da mamografia e de não faltar ao exame marcado como forma de prevenção. Além disso, a ação serviu para mostrar que as mulheres devem assumir um compromisso com a própria saúde.
Diversos grupos da cidade, como o da UBS Jardim Satélite e Casa do Idoso, fizeram bandeirolas e cartazes com uma a animação contagiante. Além das mulheres, famílias inteiras caminharam pelo combate à doença. A madrinha da Campanha em São José dos Campos, a BBB10 Fernanda Cardoso também esteve presente e puxou o grupo.
A saída ocorreu por voltas das 10h no Shopping Colinas. A caminhada teve dois percursos, o menor de 2,5 km e o maior de 4 km que seguiu passando pela Av. Dr. Eduardo Cury, Rua Ana Maria Nardo Silva, Rua Benedito Silva Ramos, Rua Vital Brasil, Rua Carlos Chagas, Av. São João e Av. Dr. Eduardo Cury.
O evento faz parte das ações do movimento “Pense Rosa” que foi lançado em São José dos Campos pelo Fundo Social de Solidariedade no dia 5 de agosto e que tem a coordenação da ONG Orientavida. O “Pense Rosa” é uma campanha que tem por objetivo conscientizar as mulheres de todo o mundo para a importância da mamografia na prevenção do câncer de mama.
Muito entusiasmada, Sara Gomes Senna disse que ficou muito feliz com a realização do evento na cidade, já que considera a causa muito importante. A comerciante de 45 anos contou que teve a doença em 2009. Depois de descobrir o câncer de mama, ela precisou passar pela cirurgia, quimioterapia e todos os demais tratamentos.
“Eu realizo o preventivo todos os anos, e a mamografia está entre os meus exames de rotina. Foi graças a isso que meu problema foi descoberto precocemente, o que me deu mais chances de viver. Quando a gente descobre só pensa que vai morrer e que o mundo acabou”, afirmou.
Sara contou que hoje é uma nova pessoa, com mais consciência do papel da mulher na sociedade. “Depois de superar o meu problema, tenho uma visão de vida totalmente diferente e estou trabalhando para fundar aqui em São José dos Campos uma associação de apoio às mulheres com câncer de mama e útero”, falou Sara.
A caminhada teve o patrocínio da TIM celulares, Oscar Calçados, TV Record, TV Band, Rádios Stereo Vale e Bandeirantes, Unimed, Oncologia viValle, jornal O Vale e Sabesp, apoio da Avatar, Shopping Colinas, TV Vanguarda, ONG Orientavida, Roche e Johnson.
Dados
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), foram estimados para este ano 49.240 novos casos de câncer de mama no País. Só no estado de São Paulo devem ser registrados 15.080 casos da doença.
Dados da Secretaria de Saúde de São José dos Campos mostram que em 2009 foram 766 internações do sexo feminino por neoplasias malignas. Destes, 183 foram por câncer de mama, o que representou 23% das internações. Em relação à mortalidade, em 2009 foram 194 óbitos do sexo feminino por neoplasias malignas, dos quais 37 (19%) foram causados por câncer de mama.
Um Beijo da Ligadinha!
Nenhum comentário ainda.