Ter um corpo definido para desfilar nas praias e piscinas é o desejo da maioria das mulheres. Pensando nisso, entrevistamos a personal trainer e modelo fitness Carol Saraiva, 28, que dá uma aula nesse assunto, literalmente. Além de dar dicas de como ter a tão sonhada barriga sequinha, a modelo afirma que a chave do sucesso é o comprometimento com os treinos e a dieta.
Qual sua rotina de treino atual?
Carol Saraiva: Faço musculação cinco vezes na semana, crossfit uma vez na semana e os aeróbios dependem (variam de acordo com meus objetivos, podendo chegar a todos os dias).
Como e quando você começou com a musculação?
CS: Fui uma criança muito ativa e desde cedo já praticava atividades esportivas. Na puberdade, eu jogava vôlei e quando não estava treinando estava praticando outro exercício físico. Estava em um período de crescimento e o excesso de atividade me ocasionou algumas lesões. Por orientação do médico desportista, fiquei afastada das atividades de impacto e iniciei musculação, estava com 12 anos. De lá para cá nunca deixei de praticar. Sempre gostei muito e o treino sempre fez parte da minha rotina e sempre levei muito a sério. O que teve uma real mudança para mim foi a alimentação, fator decisivo para os resultados.
De onde vem sua motivação para treinar?
CS: Eu amo treinar, enxergo como um momento de prazer. Para mim, não importa o quão difícil é esperar ou quão duro é o processo para atingir meus objetivos, eu acredito sempre que eu posso e consigo ser uma melhor versão de mim mesma, então a busca pela evolução é uma grande motivação. Dou sempre meu melhor em todas minhas atividades, como trabalho e relacionamento. E saber que tem pessoas que se inspiram no meu trabalho e todos os emails e mensagens que recebo todos os dias me motiva e muito.
Como é sua dieta?
CS: Eu mantenho uma alimentação adequada durante o ano todo, porém com períodos de mais “restrição” para atingir os meus objetivos. Faço sete refeições por dia, a cada três horas. Minha dieta é baseada em salmão, frango, carne vermelha, claras de ovos, vegetais/salada, aveia, macarrão, arroz branco, pão branco, aipim, batata-doce e inglesa.
Exemplo:
Whey protein, mingau de aveia, glutamina
Omelete de claras
Filé de frango + batata doce, vegetais/salada
Carne vermelha + mingau de aveia, vegetais/salada
Whey protein, glutamina
Filé de frango , vegetais/salada
Salmão grelhado, salada/vegetais
Quais suplementos você usa?
CS: Eu normalmente utilizo whey protein logo após os treinos, glutamina no café da manhã e após o treino, BCAA-SR (MHP) antes e depois do treino, BCAA-SR (MHP) e glutamina em pó com sabor durante o treino. Omega 3, vitamina C, complexo vitamínico, duas vezes ao dia.
Como você lida com a vontade de sair da dieta?
CS: Há cinco anos eu tinha uma dieta terrível. Eu não sobrevivia sem frituras e não conseguia me imaginar sem açúcar. Eu nunca teria imaginado em viver comendo limpo. No início da minha mudança de estilo de vida, eu lutei. No entanto, não me recusei a jogar a toalha. Eu continuei comendo as coisas “certas” e experimentando temperos e maneiras novas de cozinhar, até que eu descobri uma maneira que eu gostei. Você tem que gostar? Não! Mas se gostar certamente faz com que a manutenção do estilo de vida seja muito mais agradável e duradoura (o tempo é o segredo para o sucesso). Eu também tenho desejos e também como coisas saborosas (as conhecidas refeições livres), mas respeito os dias certos para fazê-lo, porque me mantenho motivada em meus objetivos.
Uma conquista?
CS: Ser uma referência fitness para as mulheres no Brasil, ajudar outras mulheres a atingirem seus objetivos, melhorando a estética, ganhando saúde, qualidade de vida, para que fiquem mais confiantes e motivadas consigo mesmas, seja através da minha orientação ou simplesmente como uma motivação/inspiração.
Qual sua dica para conquistar uma barriga sequinha?
CS: A primeira dica é incluir sessões de abdominais de duas a três vezes por semana e fazer exercícios para seu abdômen superior, inferior e oblíquo. Segunda dica: fazer dieta! Precisa seguir um cardápio que atenda as suas necessidades, pois não adianta você fazer muitos abdominais, desenvolver seu abdômen e escondê-los com gordura localizada. Terceira dica: não esquecer as sessões de cardiovascular. Ao fazer os abdominais o aluno vai ganhar músculo e enrijecê-los, mas para acelerar o processo de queima de gordura você precisa aumentar sua atividade cardiovascular (exemplo: caminhadas, corridas, bike).
Por fim, deixe uma mensagem para seus fãs e admiradores do seu trabalho.
CS: Você pode reclamar que você não consegue construir mais músculos ou que não consegue queimar mais gordura e que sua genética está impedindo você de melhorar, mas, realmente não se trata de genética, é a respeito de esforço e dedicação, sobre fazer corretamente cada atividade. Não importa o quão difícil é esperar ou quão duro é se esforçar para alcançar nossos objetivos, sempre haverá contratempos e obstáculos, você deve continuar insistindo. Então dê o seu melhor em cada treino, comprometa-se com seu objetivo e supere seus limites. Todos nós somos capazes! Pense forte!
Nenhum comentário ainda.