Elas dão movimento ao look, podem esconder aquelas gordurinhas e, quando estão nos acessórios, dão um toque especial às combinações mais básicas. Sim, as franjas estão de volta às vitrines e às ruas e prometem um verão cheio de balanço. Para isso, no entanto, é necessário saber dosar o visual e não cometer exageros. A consultora de moda Chiara Gadaleta dá as dicas:
Escolha o tipo ideal
Antes de embarcar na tendência, é preciso analisar que tipo de franja mais combina com o seu estilo e qual o mais indicado para cada ocasião. Entre as mais famosas estão a estilo western, aquelas com ares de “cowboy” e feitas principalmente em couro, e as que lembram as roupas das melindrosas da década de 20. “As com inspiração anos 20 são mais delicadas e elegantes, já as de pegada western são mais pesadas”, explica Chiara. “Minha dica é usar as franjas anos 20 para as roupas e as western para os acessórios”, diz ela.
Faça da tendência sua aliada
De dia ou à noite, as franjas podem compor visuais inesperados e superbonitos. Apesar disso, de acordo com Chiara, é preciso cuidado para não aumentar a silhueta. “As franjas chamam a atenção, por isso use sempre no ponto ou lugar oposto ao que precisa disfarçar. Uma blusa de franjas destaca a parte superior do look e assim disfarça a parte de baixo”, indica.
Se o look for para o dia, o conselho da especialista é escolher franjas menores e na mesma cor da sua roupa. “Componha com peças básicas, ou use nos acessórios durante o dia”, completa. Para quem é fã do estilo, há uma infinidade de sandálias, rasteiras ou de salto, bolsas e carteiras com franjas em estilo folk que dão aquele ar hippie chique à produção. Cuidado, no entanto, para não parecer casual demais em situações de trabalho. “Elas não são indicadas em ambientes de trabalho, a não ser se forem bem discretas em bolsas, por exemplo”, alerta.
Tem um compromisso à noite ou uma festa? A tendência fica ótima aliada ao brilho em vestidos curtinhos com franjas em toda a sua extensão, também dá um toque todo especial em barrados — principalmente se a ideia é chamar a atenção com o seu movimento na pista de dança. “Fica lindo à noite. Uma blusa de seda com franjas nas mangas ou uma saia com franjas dá leveza aos movimentos e deixa a mulher sexy”, conta. Para completar a composição nesses casos, Chiara indica elementos discretos. “Opte por acessórios mais simples e sem detalhes”, finaliza.
Nenhum comentário ainda.