João Carlos da Silva repete o mesmo ritual cinco mil vezes todas as semanas: pega o copo previamente gelado, preenche com chope Brahma a exatos 2 graus, depois o aproxima da torneira de alta pressão e completa com três dedos de espuma antes de entregá-lo ao garçom para ser levado à mesa.
Este é apenas o final de um processo meticuloso que garante à Chopperia do Gordo um novo título de o melhor chope da região, concedido pelo júri de VEJA Mar, Vale & Montanha. O cuidado com a bebida começa logo na entrega dos barris, que chegam protegidos por mantas térmicas. Depois, eles são cuidadosamente acomodados em uma câmara fria, de onde o líquido segue por uma serpentina que atravessa três caixas de gelo até chegar à chopeira, também resfriada a gelo. Além da caldereta padrão, de 300 mililitros, a choperia adotou o lady’s chope, que vem em um copo um pouco menor (200 mililitros), semelhante a uma taça de espumante, para agradar às mulheres.
A bebida serve de escolta para os itens expostos em uma vitrine de frios, vendidos por quilo, como sardela, polvo ao vinagrete, berinjela com tomate seco e queijos, entre eles parmesão argentino e gorgonzola dinamarquês. O variado cardápio lista opções de saladas, massas, carnes, peixes, pizzas, porções e sanduíches. Mas seu prato mais famoso é o filé à parmigiana � tanto que ganhou uma versão que vem em porção, cortada em cubos e chamada parmegianito. Iguarias alemãs, como eisbein e kassler, também têm justa fama.
Rua Alfredo Schürig, 11, centro, Jacareí, (12) 3952-1452. 11h30/0h (sex. e sáb. até 1h). Manobr. Entrega em domicilio www.chopperiadogordo.com.br. Aberto em 1982.
Nenhum comentário ainda.