Blog da Ligadinha - Você ligada em tudo o que acontece no mundo feminino!Blog da Ligadinha - Você ligada em tudo o que acontece no mundo feminino!Blog da Ligadinha - Você ligada em tudo o que acontece no mundo feminino!
 Conteúdo
  • Categorias
  • Como é Feito O Chiclete?

    2 de fevereiro de 2014

    Chiclete, goma de mascar ou pastilha elástica é um de confeito que é comestível e muito fácil de ser feito, mas deve ser apenas mastigado e não engolido. Antigamente, o chiclete era produzido do látex de uma árvore, mas atualmente ele é feito de uma borracha sintética chamada poli-isobutileno, possui a mesma base de um plástico usado em câmeras de ar.

    Quem não gosta de um bom chiclete?! Muitas pessoas gostam de saborear essa guloseima, mas algumas vezes as pessoas podem ficar viciadas e isso não é muito saudável.

    Existem muitas histórias de como o chiclete foi criado. Uma bastante conhecida é que os índios extraiam o látex de uma árvore para poderem mastigá-lo. Outros dizem que os Maias foram os primeiros a mastigar essa resina, e ainda há quem diga que na Grécia seus habitantes retiravam o látex para mastigar e diminuir o mau hálito e limpar os dentes.

    Origem do Chiclete
    A goma de mascar surgiu no século dezenove, sendo um dentista norte-americano a patenteá-la, mas atualmente o chiclete é considerado como um inimigo dos dentes. Pouco tempo depois, começou a ser feita uma nova versão dessa guloseima, que passou a contar com uma dose de sabor e açúcar. Sua produção é muito simples, a base principal é goma e é adicionada uma mistura de açúcares, corantes e outros temperos. O chiclete mais conhecido é na cor rosa, pois era a única que o criador tinha em mãos e ficou mais conhecida por todos.

    Logo após a criação dessa guloseima, ela fez um extremo sucesso de vendas, levando até a ampliação das fábricas. Foi em meados do século vinte após a Segunda Guerra Mundial que as gomas naturais, que eram a base para a goma de mascar, foram trocadas por uma goma sintética, que é derivada do petróleo.  O que levou a essa troca foi o custo da fabricação natural, o sintético era mais barato.

    Chiclete Sem Açúcar e Cuidados ao Mascar
    Já no ano de 1960 começaram a ser produzidos os primeiros chicletes sem açúcar, uma revolução para as pessoas diabéticas, diminuindo também os riscos de se obter caries, pois ele estimula a salivação, removendo algumas partículas de alimento. Mesmo o chiclete sem açúcar pode oferecer alguns riscos como: crianças podem engoli-los e eles podem bloquear o fluxo intestinal.
    Outro alerta contra os chicletes é que mastigá-los de estômago vazio pode causar vários riscos, como problemas estomacais. Quem tem gastrite jamais pode mastigar essa guloseima, pois ela estimulará seu estômago a produzir o ácido de digestão e enzimas gástricas.

    O Sucesso do Chiclete no Mundo
    Mesmo que o chiclete ou goma de mascar seja um perigo para o nosso organismo suas vendas atingem grandes índices, quanto mais o tempo passa, mais elas se elevam. Podemos encontrar no mercado gomas de mascar de diversos tamanhos, formas e cores e também sabores, atraindo todos os clientes de todas as idades. A marca também influencia no sabor e textura do chiclete, pois uma marca mais barata e não conhecida possui um produto com menos gosto e mais duro, já os que são de marcas mais famosas são mais saborosos, durando mais o sabor, e são mais moles.

    São estimadas que no mundo todo sejam vendidas dezoito milhões de gomas de mascar por dia. Dados revelaram que o Brasil é o terceiro país que mais produz chicletes por ano, produzindo cerca de 57 mil toneladas de chiclete. Os Estados Unidos é o país que mais produz chiclete, com 225 mil toneladas por ano. A China fica no segundo lugar, com 150 mil toneladas.

    Pelo mal que esse produto pode fazer ao nosso organismo na cidade de Singapura foi proibida a venda de chicletes de qualquer tipo, tamanho, formato, sabor e composição. Quem infringir a lei pode receber severas punições, sendo detido pelas autoridades.

    Muitos pensam muitas coisas da goma de mascar, uns falam que ela pode levar ao emagrecimento pelo elevado fluxo de saliva que produz, outros dizem que pode ajudar a exercitar o celebro, pois ajuda na circulação sanguínea e do oxigênio estimulando o cérebro, mas muitos desses relatos não foram comprovados em testes.

    Como o Chiclete é Produzido
    O primeiro passo é pegar a goma, que é a base da receita. A goma é o como se fosse um plástico, uma borracha, é ela que vai dar a consistência para o chiclete ou goma de mascar. Antigamente, o chiclete era um pouco mais saudável porque era feito da seiva de árvores, mas essa prática era muito cara, então mudaram a obra prima para sintética. Esta mistura sintética é derivada do petróleo, resinas e parafinas.

    A goma é colocada em uma máquina, em que são despejados aos poucos os outros ingredientes, como: açúcar, adoçante, o xarope de glicose, aromatizantes e corantes. Essa mistura fica por aproximadamente 25 minutos misturando, até que fique com uma consistência semelhante a de um bolo.

    Depois disso, essa mistura será prensada até ficar no tamanho de uma goma de mascar, serão cortados em pedaços que caibam facilmente na boca e depois embalados. Atualmente, todo esse trabalho é feito por máquinas, que são mais eficientes e possuem um menor custo, com as máquinas podem ser feitos mil chicletes ou goma de mascar em um minuto.

    Além do chiclete comum existem outros tipos, como os que vêm com um recheio, tipo uma calda que é colocada no processo de formação do tamanho da goma de marcar. Outro tipo muito conhecido é o que possui uma casquinha mais firme e crocante por fora e há também aqueles com um pó dentro, que muitas vezes possui sabor ácido.

    Arquivado em: Curiosidades — Ligadinha @ 8:15

    Nenhum Comentário »

    Nenhum comentário ainda.

    Deixe um comentário

    Blog da Ligadinha - Todos os direitos reservados
    Blog do site Canal da Mulher.com.br
    Posts (RSS) e Comentários (RSS).

    EmpresasVALE       Sites & Cia