Nenhum acessório de casamento é tão emblemático quanto o véu. Na sua trajetória de mais de 2 mil anos, surgiram diversas tendências, envolvendo tipos de material em que foi confeccionado, cores utilizadas, aplicações, formatos e comprimentos; que tal como a moda, acompanharam a variação comportamental, histórica e cultural de cada época. Mesmo que permanecessem atemporais, sem carregar os traços, definidos, de cada uma.
Saiba a importância de conhecer cada comprimento e considerar a sua coordenação com o estilo do vestido, o estilo pessoal, o local da cerimónia, o estilo do penteado e os demais acessórios que complementam o look da noiva. E para auxiliá-la na escolha, delimitamos as 8 variações de comprimento que influenciam no estilo do véu e na maneira em que é utilizado.
Birdcage (aprox. 15 cm*): Birdcage significa gaiola. Este véu é assim nomeado por cobrir o rosto na altura dos olhos e ter as tramas do tule mais espaçadas. A história deste tipo de véu moderno confunde-se com a do chapéu, visto que é uma adaptação do complemento francês utilizado para cobrir o rosto do sol, a voilette. Esse sofisticado arranjo, que remete ao dress code da nobreza europeia do século XVIII, era comumente utilizado entre as décadas de 10 e 40, e popularizou-se no século XXI.
Blusher/ Shoulder (aprox. 20 cm*): Blusher caracteriza o véu curto que cobre o rosto, cujo comprimento varia entre o queixo e a altura do ombro. Muito popular na década de 60, e erroneamente confundido com o birdcage, é o segundo tipo de comprimento de véu partindo da cabeça. Também encontrado mesclado entre véus mais longos, como forma de cobrir o rosto da noiva no momento em que entra no altar.
Flyway/ Elbow (aprox. 51 cm*): Com comprimento na altura do cotovelo, geralmente é formado por várias camadas de tule. Constitui um dos tipos de véu mais informais, perfeito para cerimónias diurnas, devido à sua aparência leve.
Fingertip (aprox. 91 cm*): denomina-se fingertip o véu cujo comprimento termina na altura do dedo indicador. É um dos modelos mais neutros de véu, facilmente coordenado com diferentes estilos de vestido e complementos.
Ballet/ Knee/ Valsa (aprox. 114 cm*): Caracteriza-se Ballet ou Knee o véu cujo comprimento segue a altura dos joelhos. Popularizado na década de 20, geralmente é utilizado com vestidos de linha simples, sem muito volume de saia.
Floor (aprox. 182 cm*): O floor é um tipo de véu um pouco mais curto que o chapel, e segue o comprimento da noiva, uma vez que se cerra no chão.
Chapel (aprox. 244 cm*): É o véu longo mais comum, cujo comprimento acompanha o do vestido. Em geral possui de 2 a 3 metros.
Catedral/ Royal (aprox. 305 cm*): O catedral é o mais longo e clássico comprimento de véu. É geralmente utilizado em cerimónias de grande porte e extremamente formais, como a de membros da realeza.
Em suma, há diversas “regras” sobre a escolha do comprimento do véu, como a que diz que seu comprimento é inversamente proporcional ao comprimento do vestido, ou a que diz que quanto mais tarde for a cerimónia, mais longo o comprimento do véu. Contudo, independente da regra um princípio é sempre o mesmo: o equilíbrio com o vestido.
Algumas considerações:
- Quando comprar um véu, pendure-o até o momento de utilizá-lo. Este procedimento deixa-o mais solto, com caimento natural.
- Evite deixá-lo exposto próximo da luz solar.
- Opte pelo vapor para passa-lo. O ferro pode danificá-lo.
- Um pente de metal pode sustenta-lo melhor no cabelo.
*As informações sobre as medidas foram obtidas com base na média entre os dados pesquisados. A maioria das fontes é norte americana, cuja unidade de medida é a polegada. Sendo assim, para a conversão, partimos do princípio de que 1in (inche = polegada) seja 2,54 cm.
Nenhum comentário ainda.