Uma coisa bacana de viajar pelo interior do estado é que a gente descobre lugarzinhos que só podem existir em determinadas cidades, cada qual com um estilo bem característico, aproveitando o que as regiões oferecem de melhor.
Um desses lugares é o Deck, que já foi conhecido como Deck Beira-Rio, e que fica em Santa Branca, num cenário inacreditável à margem do rio Paraíba do Sul, que passa por ali intensamente verde, limpo e repleto de peixes.
Outra coisa legal dessas viagens é conhecer gente como Danton Donato, que é o dono do Deck. Danton é um dos meus novos heróis. Primeiro porque o cara foi gerente dos bares mais conceituados e sofisticados da capital, como o Ritz e o Spot, além de proprietário de casas como o Public o pub que depois virou Republic, na Vila Madalena e o Banana Verde um dos primeiros vegetarianos decentes da cidade.
Depois, porque simplesmente largou tudo isso e foi montar seu bar/restaurante numa cidade com 13 mil habitantes – porém perto de Jacareí e São José dos Campos e a menos de 100 km de São Paulo, onde mora em um sítio e leva cerca de 5 minutos para chegar ao trabalho, se for de carro, ou (acreditem!) 2 minutos de jet ski atravessando o rio!
O deck foi criado em 1996 para ser, principalmente um bar. Danton esteve no seu comando até 2001, quando voltou a viver em São Paulo e o arrendou para um empresário local. Em 2007, voltou a Santa Branca e reassumiu o comando da casa, reformando-a e ampliando sua parte de restaurante.
Tudo foi mexido, da reforma da casa propriamente dita à ampliação do deck, passando, principalmente, pela contratação da jovem e simpática equipe de funcionários, que trabalha com alegria e desenvoltura, ampliando o clima de amizade e descontração do local. Essa moçada é toda da própria cidade e recebe um treinamento completo e especializado, além de uma integração constante feita pela Laís, esposa de Danton, que é psicóloga.
O cardápio é enxuto, mas com opções bem diversificadas e tentadoras. Há saladas, carnes e massas, mas o carro chefe são os pescados. Alternativas como a moqueca de cação com pirão ou a truta (que vem de São Francisco Xavier) marinada e grelhada na manteiga fazem sucesso, mas o carro-chefe é mesmo o abadejo à doré com alcaparra e castanha de caju ao azeite.
Para quem prefere os petiscos, as opções vão das tradicionais batatinhas às iscas de peixe, mas a preferência recai sobre o bolinho de mandioca com carne seca e, principalmente, sobre os anéis de lula à doré.
Pode-se acompanhar tudo isso com ótimos sucos, refrigerantes, cervejas diversas, vinhos ou bebidas clássicas, mas é aí que a experiência de Danton nos grandes bares vem à tona e o cardápio apresenta uma carta de coquetéis internacionais daquelas que um dia já fizeram parte dos melhores bares, mas que hoje só se vê por aí numa meia dúzia de casas bem especializadas.
São drinques que vão dos simples frozens de frutas e caipirinhas a clássicos como a sangrita, que ali é servido de maneira diferente, em dois copinhos daqueles de pinga separados: um com a tequila e outro com o suco de tomate temperado,para ir alternando um golinho de cada. Coisa boa, que não é para os fracos.
Mas vale atacar as invenções e adaptações de Danton, como o “Sex by the River”, que leva vodka, licor de pêra e sucos de laranja e uva, o “Hurricane Tropical”, onde vai rum prata, banana, licor de kiwi, suco de abacaxi e leite de coco, ou o “Paraíba Blue”, feito com vodka, sour mix e soda.
Agora só cabe a você escolher o horário e o respectivo clima que deseja curtir. Durante o dia, o Deck é uma casa ensolarada, própria para um bom e longo almoço, onde se curte a paisagem e a preguiça com satisfação. À noite, o local ganha um clima romântico, com luzes menos diretas e um atraente nevoeiro que surge constantemente sobre o Paraíba. As opções estão a seu dispor. Eu escolho as duas.
Informações:
Deck – Av. Roberto Ugolini, 1903 – Santa Branca. Tel (12) 3972-4100 / 9735-6497. Site: www.decksantabranca.com.br – Funcionamento: Sexta das 19h às 2h (a cozinha fecha à 0h), Sábado das 12h às 16h30 e das 20h à 1h30, Domigo das 12h às 16h30.
Nenhum comentário ainda.