Mudança de hábito
Freqüentar o fumódromo, varar noites a fio na balada, alimentar-se mal, viver com os nervos à flor da pele, levar uma vida sedentária, expor-se ao sol sem proteção e ficar em locais muito poluídos contribui para o envelhecimento precoce. “Essas situações propiciam a formação de radicais livres ou de superóxidos, que parasitam as células e impedem que suas funções de proliferação, regeneração e reparo sejam executadas de maneira eficaz”, explica Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Alimentação de combate
Uma dieta balanceada, com quantidades adequadas de vitaminas, minerais e proteínas, pode realizar milagres por sua pele. O ideal é fazer de cinco a seis refeições por dia e diminuir a ingestão de açúcar, enlatados e embutidos. “Invista em frutas, verduras, legumes, carnes brancas, grãos e cereais, que, além de alimentar, produzem antioxidantes naturais”, orienta Luciane Scattone, dermatologista e consultora da Men’s Health. Vale alertar: se sua face está escura, seca, sem elasticidade, com dificuldade de cicatrização, os lábios ressecados e as unhas e os cabelos enfraquecidos, melhor procurar um especialista, pois é sinal de que faltam nutrientes no seu prato.
Como tratar
Aos 20 anos – Tudo o que você precisa é lavar bem o rosto de manhã e à noite com sabonete indicado para seu tipo de pele: normal, seca ou oleosa (veja o teste na pág. 126). E não sair de casa sem protetor solar FPS 15 ou superior.
Aos 30 anos – Continue lavando o rosto duas vezes ao dia. Use um hidratante com FPS, rico em agentes antioxidantes, e lance mão de um creme para a área dos olhos, região preferida das primeiras rugas. À noite, utilize cosméticos que ajudem a uniformizar a cor da pele.
Aos 40 anos – Nessa fase, o diferencial é aplicar creme para contorno dos olhos pela manhã e à noite. Antes de cair na cama, utilize cosméticos que contenham ácido e ativos clareadores.
Nenhum comentário ainda.