Blog da Ligadinha - Você ligada em tudo o que acontece no mundo feminino!Blog da Ligadinha - Você ligada em tudo o que acontece no mundo feminino!Blog da Ligadinha - Você ligada em tudo o que acontece no mundo feminino!
 Conteúdo
  • Categorias
  • É possível ter barriga negativa e saudável? Especialistas contam

    7 de novembro de 2013
    Você já deve ter ouvido falar na barriga negativa. Famosa depois que a modelo Candice Swanepoel publicou uma foto em seu Instagram, ela virou sinônimo de beleza e um ideal a ser perseguido por muitas mulheres. Chegar lá não é fácil e nem possível para todos os corpos, mas quando o assunto é um abdômen lisinho, a alimentação e os exercícios físicos são de grande ajuda.

    “É muito difícil e poucas pessoas conseguem. Geralmente, chega lá quem já tem um peso muito baixo e tem uma rotina muito rígida. Muito pouca gente tem disciplina para um processo tão rigoroso e por tanto tempo quanto é necessário, então acaba fazendo isso quem está envolvido profissionalmente nessa meta ou quem está alterado psicologicamente”, explica o nutrólogo e endocrinologista Wilmar Accursio, Diretor da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, que reforça também que é preciso ter um biótipo compatível.

    “Além de não ser para todas, há um numero pequeno que chega, mas menor ainda que mantém, porque será uma manutenção rígida para o resto da sua vida”, conta. “O que acaba acontecendo é que temos um mecanismo muito bem desenvolvido contra a perda de peso, e o corpo não permite”, completa.

    Apesar de muita gente largar antes que a meta se torne perigosa para a saúde, ela pode sim virar um problema quando interpretada como uma decepção consigo mesma. “Essa história acaba sendo muito perigosa porque as pessoas acham que todo mundo pode chegar lá. Tem que lembrar que quem consegue é a exceção. Não conseguir é uma realidade da maioria”, adverte.

    Dietas restritivas
    Com a proximidade do verão, é comum recorrer a alguma dieta restritiva de emagrecimento rápido, e elas não são perigosas quando adotadas da maneira correta. “Elas podem ser usadas por períodos curtos, de sete a 10 dias, no máximo, desde que você tenha uma estratégia para depois. Você precisa já ter programado uma reeducação alimentar em seguida, que pode ter poucas calorias, mas com as suas necessidades nutricionais completas, senão vai engordar tudo de novo”, diz o especialista. Portanto, tenha em mente que ela é um incentivo para que você não desista, mas não deve ser uma regra. “O que não pode é acreditar em mágica, achar que vai emagrecer só com isso. Não é legal saber que é difícil, mas essa é a realidade”, complementa.
    Barriga sequinha
    Um erro muito comum ao tentar deixar a barriga lisinha é recorrer aos exercícios abdominais, então livre-se desse mito. “O trabalho abdominal só fortalece. Na verdade, a camada de gordura por cima do músculo não deixa o tanquinho aparecer, e muita gente até acha que está engordando, porque quando o músculo fortalece acaba empurrando essa gordura para cima”, explica Ana Paula Borsato, educadora física da R.White e especialista em ginástica localizada.
    Para conseguir a barriguinha dos sonhos, o ideal é recorrer aos chamados exercícios funcionais, e sempre com uma carga alta de aeróbios. “É um trabalho principalmente aeróbio, para perder a gordura, o de força deve ser apenas um complemento”, conta.
    O mínimo necessário é usar uma corrida, por exemplo, por pelo menos 40 minutos, já que antes disso você não tem queima significativa. “A partir de 30 minutos é quando você começa na trabalhar com a energia vinda da gordura, antes disso você utiliza como fonte o carboidrato e outras substâncias presentes no organismo”, indica.
    Apesar do tempo precisar passar da meia hora, você também não deve correr mais de uma hora completa. “Não é legal passar desse tempo, porque tudo que é excesso faz mal. Se conseguir intercalar com outras atividades, por exemplo, 10 minutos correndo e 10 de musculação, aí volta, tudo bem. Senão, 40 por dia, cinco vezes por semana, é ideal ara ter resultados”, finaliza.
    Arquivado em: Beleza, Saúde da Mulher — Ligadinha @ 8:00

    Nenhum Comentário »

    Nenhum comentário ainda.

    Deixe um comentário

    Blog da Ligadinha - Todos os direitos reservados
    Blog do site Canal da Mulher.com.br
    Posts (RSS) e Comentários (RSS).

    EmpresasVALE       Sites & Cia