O mito de que a força de Sansão estava em seus longos cabelos pode ter um pouco de verdade, afinal, homens de cabelos compridos têm um apelo sexy e, ao mesmo tempo, despojado e autêntico. Apesar do estilo ser muitas vezes associado a certos grupos, como surfistas ou roqueiros, por exemplo, a tendência está com tudo, porém bem longe de um visual descuidado e sem corte definido.
Os atores Brad Pitt e Chris Hemsworth são alguns dos famosos que arrancaram suspiros da plateia feminina ao deixarem a cabeleira crescer, mas ambos adotaram o corte longo ou semilongo com camadas e franjas laterais. Já os seus colegas de profissão Joe Manganiello e Igor Rickli seguem uma linha natural, optando também por camadas, mas com pontas cacheadas.
Como aderir ao loook
De acordo com o cabeleireiro Robson Trindade, do salão Red Door, em São Paulo, não é necessário fazer a manutenção do corte com tanta frequência quanto um curto, contudo, os compridos exigem mais cuidados especiais, como hidratação, coloração (para quem é adepto) e finalização. “Fazer massagens capilares a cada 15 dias e, eventualmente escovar, ajuda a estimular o crescimento dos fios. Também é importante usar produtos específicos para homens para tratar e dar brilho à fibra capilar”, explica.
Robson também sugere que as pontas sejam cortadas a cada 40 ou 50 dias com o mesmo profissional para obter um melhor resultado. “Nesse período, os fios chegam a crescer entre 1,5 e 2,5 centímetros, e cortar meio centímetro ajuda na prevenção de pontas duplas e perda de nutrientes”, diz o profissional.
Para estilizar as mechas longas, é necessário saber qual o efeito desejado e qual o tipo de cabelo. “Muitas vezes, as mulheres é que fazem a compra dos produtos, mas se esse não for o caso, é importante fazer a diferença. Do spray ao ativador de cachos, cada item tem uma função específica”, lembra o cabeleireiro. Cacheados podem amassar o comprimento com o ativador e donos de cabelos lisos podem lançar mão do spray ou da pomada seca para controlar o frizz e manter o visual alinhado.
Nenhum comentário ainda.