Oii gente, já estava com saudades!
Hoje eu vou falar sobre Mulheres que estão no comando,o número de mulheres chefes de domicílios na região do ABC aumentou em 34% nos últimos 12 anos, segundo dados divulgados pelo Inpes-Uscs (Instituto de Pesquisa da Universidade Municipal de São Caetano do Sul), na última semana.
Em 1998, a pesquisa apontava que 15% dos lares das cidades de Santo André, São Bernardo e São Caetano eram administrados por mulheres. Já em 2010 o percentual atingiu 20,2% (na região do Grande ABC o número chega a 22,2%).
Mas, em relação à média nacional (35% em 2009, segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e estadual (36%, também segundo o IBGE), estes números são bem menos expressivos.
Para o coordenador do Inpes, Leandro Prearo, esta diferença aparece principalmente devido à melhor condição socioeconômica da região em comparação ao País e o estado. “Nas classes menos abastadas, a dimensão de mulheres na condição de chefe da família é relativamente maior do que em outras classes”, diz.
Divórcios
De acordo com o Inpes, apesar de uma pesquisa do IBGE, feita entre 2004 e 2005, apontar um crescimento de 15,5% no número de mulheres divorciadas, este motivo não pode ser apontado como determinante para o aumento da proporção de mulheres chefes de família no ABC.
Isso porque, naquela região, o número de mulheres divorciadas no conjunto de domicílios por elas chefiados permaneceu praticamente estável entre 2001 a 2010, segundo o Inpes.
Um beijão da Ligadinha!
Fonte: InfoMoney
Nenhum comentário ainda.