Você já percebeu que cada vez mais os pets são considerados verdadeiros membros da família? E, em alguns casos são tratados até como crianças?
A realidade é que apesar de serem animais, eles tem quase o mesmo comportamento dos pequenos, e necessitam de cuidados iguais, tudo porque os bichinhos são totalmente dependentes dos proprietários.
E, cuidados como comida, banho, carinho são essenciais, assim como a vacina. Um item fundamental no desenvolvimento do seu bichinho. A vacina previne de doenças infectocontagiosas que infelizmente são muito comuns e podem levar ao óbito. Segundo a médica veterinária do Hospital Veterinário Pró Vita, Rhéa Cassuli Lima dos Santos, os filhotes e os animais idosos são os mais vulneráveis às doenças, e não há porque temer às aplicações. “As vacinas são aplicações rápidas e indolores e combate doenças bastante graves e difíceis de tratar”, explica.
Doenças mais comuns que a vacina previne:
Cinomose, a Parvovirose, a Leptospirose, a Coronavirose, a Hepatite infecciosa, Adenovírus e Parainfluenza. Para os gatos, as vacinas podem prevenir a Calicevirose, a Rinotraqueíte, a Panleucopenia e a Clamidiose dos Felinos.
Efeitos colaterais
São raros os casos. A reação alérgica é a principal, porém não há como prevê-la.
Vacinação nas viagens
Para quem pretende viajar com o amigão, é importante checar se as vacinas estão em dia. Alguns destinos, principalmente regiões mais quentes, são regiões endêmicas de certas doenças muito sérias que necessitam de vacinação especial.
Dicas importantes: É importante o uso de produtos que previne contra pulgas e carrapatos, que pode gerar doenças graves nos animais.
Nenhum comentário ainda.