Quais as razões que levam os homens a se preocuparem tanto com a quantidade de mulheres que se relacionam? O que se passa na cabeça de um cara que considera a quantidade mais importante do que a qualidade? Não basta ser um pegador, tem que ser um pegador que contabiliza.
Segundo psicólogos especialistas em comportamento, existem alguns traços de personalidade que podem influenciar, gerando esse tipo de comportamento:
A competitividade masculina
Muitos homens sentem a necessidade de competir com outros homens afirmando a masculinidade e tentando provar que são melhores. Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Harvard, essa característica vem dos ancestrais que praticavam a caça em grupo e tinham o instinto de sobrevivência aguçado. O estudo concluiu que homens que apresentam traços de competitividade ainda nos dias de hoje herdaram geneticamente essas características.
Ausência de autoconfiança
Especialistas em psicologia clínica afirmam que em alguns casos, esse tipo de comportamento pode revelar um homem frágil que se esforça para não demonstrar essa imagem para a sociedade. Sair pegando todas as mulheres que encontra pela frente sem nenhum critério, pode significar um ato de desespero e uma tentativa de mostrar uma autoconfiança que na verdade não existe.
O medo da rejeição
Priorizar a superficialidade nos relacionamentos indica o medo de se entregar e ser rejeitado. A carência e o medo do “não” fazem com que o homem procure por muitas mulheres com a intenção de preencher o seu vazio existencial, transferindo toda a responsabilidade da função de completá-los.
Realização pessoal x baixa autoestima
Segundo especialistas em comportamento, a realização pessoal deve estar ligada ao bem estar do indivíduo, independentemente do que possa provar aos outros. Se vangloriar de uma longa lista de conquistas femininas e exibi-la como troféus é um erro. Homens descartáveis buscam relacionamentos descartáveis e esse comportamento está mais relacionado à aparência de pegador do que à satisfação pessoal.
Insegurança
A insegurança faz com que esses eventuais problemas sejam encobertos por uma aparente autossuficiência. Homens com forte desejo transmitir uma imagem de “garanhão” para a sociedade geralmente possuem um passado problemático, afirmam psicólogos: falta de amor dos pais, conflitos emocionais, traumas que não foram superados e o medo da solidão.
Nenhum comentário ainda.