Pouco a pouco, as axilas também dão sinais de ressacamento, vermelhidão e manchas – fruto de situações rotineiras, como a transpiração, a alteração das temperaturas e do atrito da própria pele. E, é claro, dos processos de remoção dos pelos. A boa notícia é que devolver a vitalidade é fácil e barato: ingredientes caseiros dão conta do recado. Mas lembre-se: é fundamental higienizar a pele previamente com sabonete neutro. A seguir, confira receitas testadas e aprovadas.
1. Efeito clareador
“O Bicarbonato de sódio é alcalino e atua como uma solução esfoliante: suavemente as células mortas e a camada mais superficial da pele são removidas o que resulta no clareamento de manchas escuras progressivamente”, esclarece a professora da Faculdade de Ciências Médicas, da Universidade de São Paulo, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Dorotty Camargo.
A combinação é simples: uma colher de sopa de Bicarbonato de Sódio, com um pouquinho de óleo de amêndoas ou de semente de uva. A quantidade recomendada é até formar uma combinação pastosa. Massageie a axila durante uns minutinhos e enxágue logo a seguir. Não é necessário deixar descansar sobre a pele; o ideal é repetir o processo uma vez por semana.
Dica! Aplique também nos joelhos e nos cotovelos. São áreas que também escurecem com mais facilidade; aproveite para uniformizar o tom da pele também nessas regiões.
2. Efeito calmante
Peles sensíveis sofrem na hora de arrancar os pelinhos. Agentes naturais são os grandes aliados para combater inchaços e vermelhidões. “Compressas de chá de camomila e de chá verde são a solução mais rápida para quem tem pressa. Bastam 5 minutos para aliviar a pele”, ensina Dorotty Camargo. A seguir ela explica o passo a passo:
“Misture o chá de camomila com uma ½ maçã ralada até obter uma mistura cremosa. Leve à geladeira até que resfrie por completo. O ideal é deixar a mistura pronta antes de realizar a depilação. Assim, a máscara estará geladinha no momento da aplicação. Na prática, é garantia de sensação de refrescância e conforto mais imediato. Seguindo essa lógica, enxágue com água fria”.
Dica! Agregue seu hidratante preferido na receita; o efeito é potencializado pela mistura de ativos: ao mesmo tempo em que a pele se acalma, ela vai recuperando a hidratação perdida sobretudo nos caso de depilação com cera quente.
3. Efeito esfoliante
Para remover células mortas e prevenir pelos encravados a máscara esfoliante eficaz é a que combina ingredientes que removem as células mortas ao mesmo tempo em que hidrata a pele. A receita a seguir é um clássico nas clínicas de alto padrão do Rio de Janeiro entrega a esteticista Joanna Martins, que atende as celebridades cariocas. “Meia xícara de açúcar mascavo com 3 colheres de sopa de azeite de oliva: pronto, basta massagear suavemente a região e deixar descansando por alguns minutinhos antes de enxaguar com água corrente. O resultado é uma pele mais homogênea, lisa e sedosa”. A especialista explica que o açúcar mascavo pode ser substituído pelo fubá, sem que os benefícios sejam comprometidos.
Dica! Rico em vitamina B e potássio, o abacate ajuda a eliminar células mortas. Vale a pena agregar o fruto a receita batendo no liquidificador ou no mixer para uma renovação da pele ainda mais profunda.
4. Efeito hidratante
Devolver a vitalidade das axilas também garante que a remoção dos pelos independente do método escolhido seja mais confortável.
“O mel é, sem dúvida, o protagonista quando o assunto é hidratar a pele. Anti-bactericida, anti-acne, ele também previne o envelhecimento precoce da cútis”. É o que garante Camila Barbosa, dermatologista especialista em medicina esteticista.
Às peles normais ela recomenda a mistura de 2 colheres de sopa de mel com uma colher de iogurte natural. “O ácido lático presente no iogurte dissolve as células mortas da pele, promovendo uma renovação progressiva, uma esfoliação natural”. Deixe agir por 15 minutos e enxágüe.
Quando aplicada uma vez por semana o ritual de beleza devolve o viço da pele agredida, principalmente, pela lâmina que, por conta do atrito mais frequente, tende a deixar a pele mais áspera. Para quem tem pele oleosa, Camila sugere acrescentar à receita uma colher de sopa de talco para bebê ou de amido de milho. “Ambos garantem uma textura mais sequinha; assim, ajudam a controlar a oleosidade sem obstruir os poros”, explica.
Dica! Aqueça o mel uns minutinhos antes de preparar a receita. A temperatura morna ajuda a abrir os poros da pele.
Nenhum comentário ainda.