Comerciantes e empresários da rede hoteleira de São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos (SP), se preparam para receber pelo menos 12 mil pessoas durante o 6º Festival da Mantiqueira, que acontece entre os próximos dias 14 e 16 de junho. O número representa mais que o dobro da população do distrito de cinco mil habitantes, segundo dados da própria prefeitura.
O Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similiares (Sinhores) de São José dos Campos informou que as reservas de turistas nas pousadas para o fim de semana já chegaram a 90% e devem se esgotar até o fim da semana. “Os picos de movimento do festival são as pousadas e os restaurantes porque as pessoas vão com a família para aproveitar e acabam fazendo outros passeios”, disse o presidente do Sinhores, Antonio Ferreira Junior.
O presidente do Sinhores informou ainda que o impacto no faturamento do comércio deve aumentar cerca de 30% a até 40%. “São três dias de uma movimentação intensa, que equivalem a 15 dias de inverno”, afirmou. Segundo Ferreira, para suprir a demanda no movimento, o comércio também deve reforçar o efetivo.
Marina da Fonseca Formitano, de 68 anos, é proprietária de um restaurante no centro de SFX e diz que o movimento aumenta cerca de 60% durante o festival. Para Marina, os erros nas primeiras edições do evento, contribuíram para que o comércio se preparasse cada vez melhor.
“Nos dois primeiros anos foi muito difícil porque não tínhamos muita noção de público e estrutura. Agora sempre faço um prato de comida típica, para não faltar comida para o visitante”, afirma.Segundo Marina, a maior procura dos turistas é por comidas típicas da região. Este ano a receita já está escolhida e o restaurante terá como prato principal uma galinhada. “Para dar conta de servir e atender o visitante vamos ter ajuda de duas a três pessoas de fora”.
Se no centro do distrito o evento mexe com o comércio, na zona rural o movimento maior fica por conta das pousadas. Proprietária de uma pousada afastada do centro, Pamela Domingues Barreto Arruda, de 24 anos, diz que as reservas já estão praticamente esgotadas. “Quase todo mundo que reservou as diárias é para vir no festival. Eles também perguntam sobre a feira e a programação”, afirma Pamela.
Ela ainda diz que nos anos anteriores, quando o festival era realizado em maio, as reservas chegavam a acontecer com mais de dois meses de antecedência. Já este ano, a procura ganhou força somente nas últimas duas semanas. “Este ano temos menos grupos e mais casais e pessoas mais velhas, que aproveitam também os programas turísticos da cidade”. Para este fim de semana, a média de preço na pousada é de R$ 400, de sexta a sábado.
Festival
O 6º Festival da Mantiqueira começa na sexta-feira (14), com show do cantor Toquinho, em homenagem a Vinícius de Morais. O encontro literário com os escritores que estarão no evento é aberto ao público e ocorrerá em oito lugares: tenda literária, salão Muriqui, salão de Formação, Coreto, tenda Infantil, Varanda Blog, Livraria e nas ruas e arredores da praça Cônego Antonio Manzi. Toda a programação é gratuita e está no site oficial do festival.
O evento também contará com o 3º Pavilhão da Comunidade, que reunirá artesãos e produtores rurais da cidade para a venda de produtos como artesanatos e comidas típicas.
Nenhum comentário ainda.