A síndrome da boca seca, também conhecida com xerostomia (xéros-seco; stoma-boca), é um sintoma muito frequente. É uma sensação subjetiva de secura na cavidade oral resultante da diminuição ou até interrupção do fluxo salivar. Pode ser consequência de diversas condições clínicas, como algumas doenças ou uso de medicações e, quando não tratada, pode resultar na perda dos dentes.
A saliva tem diversas funções: gustação, proteção e lubrificação, diluição de substâncias, função tampão, integridade dentária, digestão e reparação tecidual. A falta ou a ausência, além de ser desconfortável, pode causar problemas mais sérios ou ainda indicar a existência de alguma doença mais grave.
Diversos fatores podem influenciar no fluxo salivar, os principais são: hidratação, jejum, tabagismo, uso de álcool, estímulos olfatórios ou gustatórios, ritmo circadiano, doenças sistêmicas, exercício, medicações, doenças sistêmicas, estado nutricional e sexo (mulheres tem menor fluxo salivar). A idade também é um fator importante na produção de saliva, sendo que nos idosos a produção de saliva é menor.
Causas
As principais classes de medicações que causam xerostomia são: anti-hipertensivos, diuréticos, antialérgicos, antidepressivos, anticolinérgicos, anticonvulsivantes, antipsicóticos, antiparkinsonianos e neurolépticos.
As principais doenças sistêmicas que podem cursar com xerostomia são: diabetes mellitus, hipotireoidismo, sarcoidose, depressão, ansiedade, amiloidose, fibromialgia, miastenia gravis, neuropatia autonômica e infecção pelo HIV. Outra condição que leva à xerostomia é a radioterapia na região de cabeça e pescoço.
Como saber se tenho boca seca?
De vez em quando estar com a boca seca é comum, mas quando esta sensação persiste, você pode estar com um problema na produção de saliva. Os sintomas de boca seca incluem:
- Sensação de secura e boca pegajosa;
- Dificuldade de deglutição;
- Sensação de queimação na língua;
- Sensação de secura na garganta;
- Lábios rachados;
- Paladar reduzido ou um gosto metálico em sua boca;
- Feridas na boca;
- Mau hálito frequente;
- Dificuldade de mastigar/falar.
Tratamento
Se o problema é resultado de medicação, seu médico poderá mudar sua prescrição ou dosagem. Se suas glândulas salivares não funcionam normalmente, mas ainda produzem alguma saliva, ele poderá lhe dar um medicamento que ajude as glândulas a funcionarem melhor.
Se a causa de sua boca estar seca não puder ser eliminada você poderá restaurar a umidade dela de diversas maneiras. Seu dentista pode recomendar hidratantes bucais, como substitutos de saliva. Soluções especialmente formuladas para diminuir a secura também podem aliviar o problema. Você também pode:
- Beber bastante água ou bebidas sem açúcar com frequência;
- Evitar bebidas com cafeína, como café, chá ou alguns refrigerantes;
- Mascar gomas ou balas sem açúcar para estimular o fluxo de saliva;
- Não fumar ou ingerir bebidas alcoólicas que ressecam a boca;
- Estar ciente de que alimentos condimentados ou salgados podem causar dor.
Nenhum comentário ainda.