Para comemorar o Dia das Mães, o Huffington Post listou questões que você pode perguntar à sua mãe, a fim de se prevenir contra problemas que ela possa ter tido. Câncer, gravidez e pressão alta são alguns dos assuntos. Veja:
Como está o coração? O risco genético para doença cardíaca é alto. A pressão arterial elevada, por exemplo, tende a atingir três ou quatro gerações da família. “Se sua mãe teve um ataque cardíaco antes dos 60 anos, aumenta o seu risco em 25% a 50%”, disse a médica Nieca Goldberg, diretora do Centro Tisch de Saúde da Mulher no Centro Médico de NYU Langone, nos Estados Unidos. Faça exames, incorpore alimentos saudáveis à alimentação e não abra mão das duas horas e meia recomendadas de atividade física aeróbica por semana.
Você já teve câncer? Se sabe que sua mãe teve câncer de mama, ovário ou de colo do útero, por exemplo, o médico pode sugerir que faça alguns exames antes do tempo que é normalmente recomendado. Mas não fique aflita. Não é porque sua mãe teve que obrigatoriamente terá também. Tudo é uma questão de prevenção.
Como foi sua gravidez? Se ela teve dificuldade para engravidar, você pode enfrentar problemas também e, assim, querer considerar testes de fertilidade. Mas tenha em mente que a a idade ainda é um sinal mais revelador de sua fertilidade do que a fertilidade da sua mãe. Você também pode herdar risco de condições relacionadas com a gestação, como diabetes e pré-eclampsia. Nesse caso, avise seu médico, que pode tomar medidas preventivas e que evitam complicações.
Como foi entrar na menopausa? Provavelmente, você vai entrar na menopausa com idade semelhante à da sua mãe e pode sentir os mesmos sintomas. É possível enfrentar menos problemas com medidas preventivas, como dieta rica em ômega 3, níveis de vitamina D ideais e evitar excesso de álcool.
Há histórico de doença mental na família? Transtorno bipolar e depressão, por exemplo, parecem atingir famílias, disse a médica Nieca Goldberg. Não precisa ficar em pânico, mas, se notar algo parecido com o que sua mãe passou, é possível procurar ajuda médica antes.
Sua altura mudou recentemente? Embora diminuir a altura pareça um sinal de envelhecimento inofensivo, pode ser indício de má saúde óssea. Há medidas preventivas contra a osteoporose, como exercícios, comer produtos lácteos com baixo teor de gordura, ingerir cálcio e apresentar quantidade suficiente de vitamina D.
Nenhum comentário ainda.