Na hora de mudar a cor dos cômodos a preocupação principal ainda é com o tom da parede. A pintura do teto é uma questão que quase nunca entra em discussão e a primeira opção é o branco. Contudo, pintar o teto com outras cores pode renovar a aparência do ambiente e a sensação que ele proporciona. Ana Kreutzer, designer de cores da Suvinil, dá dicas para escolher o melhor tom.
Combinação de cores
Segundo a especialista, a primeira dica para não deixar o cômodo carregado é listar as outras cores e elementos que compõe o espaço. “O melhor é escolher cores que possuam o mesmo grau de luminosidade ou selecionar tons neutros e intensos, para compor combinações harmônicas”, completa.
O amarelo mostarda, por exemplo, é um tom bastante intenso que pode ser equilibrado com paredes em tons de cinza. Outra opção é misturar diferentes tonalidades da mesma cor. “Para criar um efeito de continuidade, a dica é aplicar o mesmo tom do teto em apenas uma das paredes do cômodo”, ensina a designer de cores.
Tamanho do ambiente
“Cores escuras no teto podem causar sensação de achatamento. Em contrapartida, as cores claras ajudam a despertar a sensação de amplitude”, explica Ana. Tonalidades mais vivas e quentes ajudam a tornar o ambiente mais amplo, alto e acolhedor.
Nenhum comentário ainda.