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  • Como descobrir o que seus cliente querem? Estas 5 etapas podem te ajudar.

    11 de abril de 2013

    Se você tem alguma nova ideia de um novo produto ou serviço, ótimo! Mas se você não tem nada em mente, não tem problema. Nesta fase inicial é melhor observar e gerar ideias do que sair executando a primeira coisa que vier na cabeça. Vamos mostrar 5 etapas, que podem te ajudar a conseguir extrair o máximo de informações dos seus potenciais clientes. Neste artigo não serão abordados pesquisa de concorrentes, de mercado ou de tendência. A intensão com este modelo simplificado é obter informações e criar um produto ou serviço, do qual o cliente sinta afinidade e supra suas reais necessidades. Para deixar mais visual, ilustramos como uma escada em que cada degrau é uma etapa.

    1ª Etapa:

    Nesta etapa, você tem uma ideia inicial. Algo superficial de um possível caminho a se percorrer. É o momento de amadurecer e evoluir esta ideia embrionária. Como? Obtendo o máximo de feedback que puder. Exponha a sua ideia para o seu público alvo e tente descobrir se eles se identificam. Peça opiniões e anote todas as informações e repense a sua ideia inicial. Faça esse processo o quanto for necessário, até que se sinta seguro e chegue a uma ideia mais fundamentada e sólida. A intensão é evoluir juntamente com o seu consumidor, assim ele te ajuda a construir a sua ideia dentro da realidade dele, e não apenas no que você acha que é real para ele.

    2ª Etapa:

    Legal! Agora a sua ideia está mais madura, mais fundamentada e pronta para começar a assumir as primeiras formas do que poderá ser um produto ou serviço. Mas ainda obtenha mais feedback, para ter certeza que a sua ideia está realmente madura e pronto para tomar forma. Se a resposta do seu publico for positiva, é hora de avançar um degrau.

    3ª Etapa:

    Agora é o momento de criar o que seria uma espécie de pré-protótipo da sua ideia já amadurecida. Nesta etapa você dará uma forma mínima viável do seu produto (MVP), para que ele possa ser “vivenciado” pelo usuário.  Seja criativo e construa algo que possa causar o mínimo de experiência em utilização do seu produto ou serviço. No caso de produtos, pode criar várias opções baseadas na mesma ideia. Reúna fisicamente ou virtualmente alguns possíveis consumidores, peça para utilizarem ou visualizarem seu MVP e observe como eles se comportam, peça sugestões de melhorias, estimule críticas para cada detalhe do seu projeto e anote todas as respostas. Modifique seu MVP e teste ele com seu público o quanto for necessário. Uma empresa especializada em design e branding pode te ajudar nesta etapa.

    4ª Etapa:

    Agora que seu MVP atingiu as necessidades psicológicas e funcionais do seu público, ele se tornou a base estrutural para que crie por completo o seu produto ou serviço. Mas mesmo depois de finalizar o seu projeto, não se dê por acabado, ele ainda é um protótipo em fase de testes. Faça o mesmo que fez com seu MVP, coloque alguns dos seus possíveis consumidores para utilizar e vivenciar o seu produto ou serviço para assim obter o máximo de feedback.

    5ª Etapa:

    Fim? O seu produto está acabado? Teoricamente sim, mas sempre se relacione com seu consumidor, pois agora que seu produto ou serviço está sendo utilizado em escala, muitos problemas podem surgir.  Pegue feedback regularmente para corrigir erros e aperfeiçoar!

    Mais uma dica! Você pode ter grande quantidade de feedback utilizando as redes sociais. Basta criar um blog, fã page, twitter, entre outros e gerar conteúdo de interesse para o seu público alvo. Se o conteúdo gerado for de qualidade terá com o tempo uma enorme rede de relacionamento com o seu consumidor, onde poderá obter feedback e até mesmo anunciar seu serviço ou produto. Mas isso é assunto para um outro artigo.

    Arquivado em: Comportamento, Curiosidades, Cursos e Palestras — Ligadinha @ 11:42

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