Blog da Ligadinha - Você ligada em tudo o que acontece no mundo feminino!Blog da Ligadinha - Você ligada em tudo o que acontece no mundo feminino!Blog da Ligadinha - Você ligada em tudo o que acontece no mundo feminino!
 Conteúdo
  • Categorias
  • Como fazer a progressiva durar mais!

    5 de abril de 2014

    No mundo dos sonhos de quem quer fugir das ondas, cachos e excesso de volume o ideal seria poder repetir a progressiva sempre que a gente quisesse os cabelos lisinhos e sedosos. Mas a técnica está cercada de polêmicas, envolve produtos químicos poderosos e deve ser repetida em intervalos de no mínimo três meses. Então o que fazer para prolongar ao máximo o efeito da escova progressiva?

    Muitos especialistas não recomendam e até não incentivam o uso da progressiva. É o caso de Patrícia Maciel, tricologista e terapeuta capilar com especialização no Japão. Para ela, no longo prazo, o formol que a maioria das fórmulas de progressiva contêm, mesmo em pequenas quantidades, vai acabar provocando o afinamento dos fios e, consequentemente, a queda. Existem, no entanto, alguns cuidados que vão proteger os cabelos, além de prolongar o efeito liso e sedoso e evitar que você caia na tentação de abusar do procedimento. “Hidratar, cauterizar os fios, usar xampus suaves e neutros devem fazer parte desse pacote de cuidados essenciais”, alerta a especialista.

    Confira aqui esses e outros conselhos para prolongar o efeito da progressiva e proteger seus cabelos.

    Tinja uma semana antes
    Assim como a progressiva, as tinturas também são à base de produtos químicos que, em excesso ou combinados contribuem para fragilizar os fios. A ordem correta para fazer os dois procedimentos é: tintura alguns dias antes e progressiva em seguida.

    Hidratação, sempre
    Manter os fios bem hidratados é regra para qualquer tipo de cabelo. No caso da progressiva, isso é ainda mais necessário. De modo geral, uma ou duas semanas depois do procedimento é bom retomar o ritmo de hidratações semanais em casa mesmo. A receita é clássica e você talvez até já conheça: passe o creme e deixe agir por uns 20 minutos. Para turbinar o efeito cubra o cabelo com papel alumínio e coloque uma touca por cima, para aquecer um pouco. Enxague bem. Outra ideia é fazer uma cauterização. Realizada apenas por profissionais, consiste em selar o fio com uma camada de queratina em alta temperatura. A ideia é ‘encapar’ a haste capilar uma camada protetora que ajuda a manter o tal efeito liso e sedoso por mais tempo, ensina Patrícia Maciel.

    Xampus sempre neutros
    O pH é um termo da Química que indica se uma substância é ácida, neutra ou alcalina. No caso do nosso cabelo, a camada de água e gordura que reveste os fios é ligeiramente ácida, ou seja, tem entre 4,5 e 5,e de pH. A rigor, para preservar a estrutura do fio e protegê-lo das agressões químicas, você deveria usar produtos com o mesmo pH do seu cabelo. Isso, no entanto, varia de pessoa para pessoa e a informação em geral não aparece nos rótulos dos produtos, a recomendação de Patrícia Maciel é usar xampus neutros, suaves ou de uso contínuo. “Assim você não erra”, avisa a especialista.

    Fuja dos xampus anti-resíduos
    De novo, uma aulinha de química. A escova progressiva alisa temporariamente o cabelo revestindo os fios com uma camada de queratina líquida combinada com outros produtos químicos que selam o fio. A chapinha quente potencializa o alizamento e completa esse processo de selagem. Os xampus anti-resíduos ou de limpeza profunda, não são “inteligentes”, ensina a tricologista Patrícia Melo. Em vez de eliminar apenas sujeira e resíduos eles eliminam ‘tudo’. Por isso, se quiser prolongar o efeito da progressiva, evite.

    Modere na lavagem
    Usando o mesmo princípio, a química da progressiva vai saindo com as lavagens e quanto mais você lavar o cabelo, menos tempo o efeito dura. O ideal seria lavá-los apenas duas vezes por semana. No calor, no entanto, isso é quase impossível e ninguém quer que você saia por aí de cabelo sujo, mas tente manter as lavagens apenas 3 vezes por semana.

    Use leave in e produtos que ajudem a preservar a impermeabilização dos fios.
    Ao contrário dos xampus e condicionadores que devem ser enxaguados, os cremes leave in permanecem no cabelo e ajudam a formar uma película que impermeabiliza o fio. Resultado, aquela tal camada de química da progressiva acaba sendo protegida e o efeito liso dura mais tempo.  Isaura Takayama, do Celeste Cabeleireiros, em São Paulo, no entanto, adverte: “Quem tem cabelo oleoso precisa usar esse tipo de produto com muito cuidado e só nas pontas, para não melar o cabelo”.

    Seu aliado, o secador
    Nos primeiros tempos, o efeito da progressiva faz a gente sentir que nem precisa mais de secador, basta sacudir os cabelos e eles ficam naturalmente arrumados. Com o passar dos dias, no entanto, essa sensação vai diminuindo e o secador, ao contrário, pode dar uma ajudinha e ‘reavivar’ o efeito da progressiva. Eventualmente, talvez você nem precise usar a escova, basta o jato quente para fazer ‘voltar’ o liso. Tome cuidado, no entanto, para manter o secador a uma distância de pelo menos dois palmos dos fios. Assim o ar quente não danifica a delicada estrutura do cabelo.

    Mas proteja o cabelo do calor
    Sim, não apenas a progressiva, mas a maioria dos produtos que prometem alisamento dos fios é ativada pelo calor. Ou seja, o jato quente do secador ajuda a prolongar o efeito liso. Mas para evitar que o calor danifique os fios, você deve se acostumar a passar um protetor térmico com ação anti frizz antes de começar a secar. Capriche na raiz que é o primeiro lugar onde o liso desaparece e finalize com um jato frio para ‘fechar’ a cutícula.

    Cuidados na praia e na piscina
    Usar protetor solar nos cabelos e aplicar leave in depois de entrar no mar ou na piscina são cuidados básicos que você sempre deve tomar, principalmente se tiver feito progressiva. Afinal, a água salgada e o cloro eliminam a química mais rapidamente, diminuindo o efeito liso. Nessas situações, o ideal é dar um banho água doce nos fios sempre que sair do mar ou da piscina. Nada que uma garrafinha de água mineral não resolva. E não se esqueça de quanto mais você molhar e lavar seus cabelos, mais rápido o efeito liso vai desaparecer. Então, se o negócio for proteger sua escova a todo custo, a alternativa é não exagerar.

    Dormir com cabelo molhado,  jamais
    Dormir com cabelo molhado é sempre ruim. Para os fios que passaram por processos químicos é ainda pior. Eles podem se quebrar muito mais facilmente, sobretudo se, além de molhados, estiverem presos num rabo de cavalo, por exemplo. Evite. Seque um pouco com secador e nunca use elásticos apertados no cabelo.

    Arquivado em: Beleza — Ligadinha @ 8:00

    Nenhum Comentário »

    Nenhum comentário ainda.

    Deixe um comentário

    Blog da Ligadinha - Todos os direitos reservados
    Blog do site Canal da Mulher.com.br
    Posts (RSS) e Comentários (RSS).

    EmpresasVALE       Sites & Cia