A brasileira Embraer é a terceira maior fabricante de aviões do mundo, atrás apenas da Airbus e Boeing. A empresa fechou 2010 com 246 jatos entregues e carteira de pedidos firmes no valor de US$ 15,6 bilhões. Dentre eles, está o mais caro de todos, o Lineage, de US$ 50,48 milhões. O Terra foi à sede da empresa, em São José dos Campos, e conferiu como é feita a fabricação do gigante de 28m7.
Usinagem
A fabricação do Lineage 1000 começa com placas de alumínio importadas dos Estados Unidos. O alumínio usado pela Embraer tem características especiais para suportar temperaturas que podem variar de – 45°C em voo a 40°C em solo.
Montagem
Feitas as peças, é hora de montar o quebra cabeça que formará o Lineage 1000. O avião super luxuoso usa a plataforma de construção do Embraer 190, que comporta até 114 passageiros, mas é configurado para até no máximo 19 pessoas, o que garante o grande conforto interno e o torna o mais caro da companhia.
Junção de segmentos
Antes da montagem do avião, cada segmento passa por um processo de selagem e vedação. Os segmentos recebem uma cobertura chamada Dinitrol, que previne a corrosões.
Asa, turbina e cabine
O Lineage 1000 utiliza a turbina GE CF34 -10E7-B, produzida nos EUA.
Pintura
A pintura dos aviões é feita em uma área estritamente restrita à visitação. Isso porque a Embraer utiliza uma tecnologia avançada para garantir a perfeição das cores.
Interior
O processo de produção “Luva Branca” pretende evitar qualquer vestígio de presença humana na aeronave. O dono deve ter a impressão que ninguém nunca pisou no avião antes dele.
Final
Quatro meses depois do primeiro processo para sua fabricação, o Linage 1000 está pronto. De São José dos Campos, no interior paulista, o avião vai para as mãos do dono que desembolsou US$ 50,48 milhões por ele.
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