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  • Internet muda perfil do consumidor brasileiro

    18 de junho de 2010

    Boa Tarde Ligados!

    Hoje vou falar um pouco sobre a internet.

    “A internet mudou a postura do consumidor diante do mercado. Hoje, ele está mais informado sobre o quer comprar, conhece melhor os fornecedores e pode pesquisar os preços com mais rapidez e facilidade. Esta nova realidade vale tanto para quem tem loja virtual como física.” A informação é da superintendente de marketing da Associação Comercial de São Paulo, Sandra Turchi, especialista em marketing digital.

    A profissional esteve em São José dos Campos no último dia 10, falando para uma platéia com mais de 100 micro e pequenos empresários do município, durante o 2º Ciclo de e-Commerce do Vale do Paraíba, evento promovido pela Empresas Vale e By Vale Shopping Virtual. O evento foi aberto pelo presidente da Associação Comercial e Industrial (ACI) de São José, Felipe Cury.

    Segundo Sandra Turchi, “o comércio eletrônico (e-commerce) cresce 25% ao ano e, apesar de 90% das negociações ainda estarem nas mãos de 50 grandes empresas do país, as micro e pequenas empresas estão descobrindo que vender pela internet tem muitas vantagens e uma coisa complementa outra”. Além disso, manter uma loja virtual custa bem menos, enfatiza.

    BOM EXEMPLO

    Um bom exemplo de que investir no comércio eletrônico vale a pena, é o da empresa de armarinhos Art Fios, aberta em 1991 em São José dos Campos, pela família Nunes. Após doze anos de existência, em 2003, a empresa montou seu primeiro site institucional. Cinco anos depois, criou a Clickfios e passou a vender seus produtos também pela internet.

    “Ao longo dos anos, desde que montamos nosso primeiro site, percebemos que havia um interesse crescente de consumidores querendo comprar nossos produtos de forma totalmente online. Foi aí que decidimos criar um site voltado totalmente para o e-commerce”, explica Cristiano Nery Nunes, responsável pela área de internet na empresa.

    Hoje o site Clickfios tem mais de cinco mil itens cadastrados, além de 6.800 clientes (88% deles são mulheres); e já vendeu seus produtos para mais de 490 cidades em todos os estados brasileiros. “Foi difícil cadastrar todos os produtos, mas com isto conquistamos novos fornecedores e clientes”, enfatiza Cristiano.

    A diretora da Empresas Vale, Carmen Julia, ressalta que uma das vantagens do comércio eletrônico e do shopping virtual é que os produtos podem (e devem) ter preços diferentes dos praticados na loja física. “Isto facilita a venda”, explica a empresária. Ela também cita outras vantagens: funcionamento 24 horas, proximidade, várias formas de pagamento, logística de entrega e divulgação conjunta.

    Bom, por hoje é só, um beijo da Ligadinha!

    Arquivado em: Opinião — Tags: — Ligadinha @ 16:07

    1 Comentário »

    1. Olá, trabalho em uma empresa que realiza a criação de loja virtual e realmente acredito que o mercado online é muito promissor. Só que ainda é muito comum as pessoas encararem este tipo de negócio com menos profissionalismo ou seriedade que um negócio não-virtual. Abrir uma loja online é como qualquer tipo de negócio: precisa de planejamento, treinamento de profissionais, atendimento, estoque, marketing, além de serviços específicos como personalização visual e funcional do sistema da loja, otimização para sistemas de busca, manutenção e backup, etc.

      Muitas lojas nascem sem esta perspectiva e acredito que seja por isso que muitas morrem tão precocemente.

      Abraços.

      Comentário por Bruno Beghelli — 24 de junho de 2010 @ 9:35

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